quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Faça silêncio no seu coração...

Vários jovens do Santuário fazem retiro de silêncio e provam as maravilhas de Deus.
No último final de semana 20 jovens dos nossos grupos e comunidades participaram da 2ª Etapa de um valioso retiro de silêncio. A partir do desejo de paz interior, Deus falou ao coração de quem lá esteve por meio da Eucaristia, das meditações, das pregações, músicas...

Quem fez o retiro sabe que não podemos explicá-lo com palavras e muito menos em um texto. Quando nos aproximamos de Deus e deixamos Ele falar somos surpreendidos, fortalecidos e nossa vida seguramente é reorientada por valores nobres e sólidos. Converse com alguém que fez o retiro e veja que não estamos exagerando.

Fica o convite para outros jovens desafiarem-se e também fazer um dos encontros ou retiros do nosso Santuário. No próximo ano teremos o EJC, o Renascer e outros retiros. Informe-se, participe de um dos nossos grupos de jovens e permita que Deus o conduza à verdadeira felicidade. Para quem fez o retiro: parabéns, quando damos um sim para Deus...

Diácono Daniel

domingo, 6 de novembro de 2011

Quando ser Feliz é ser Santo e ViceVersa! Pula!


O evangelho de hoje traz para nós a famosa pregação que Jesus faz aos discípulos chamada as bem aventuranças. Este termo pode ser  entendido também como felicidade. Neste caso, os bem aventurados seriam considerados os felizes! Temos aqui uma belíssima pregação onde estão  presentes o RECONHECIMENTO e a PROMESSA. Reconhecimento porque Jesus sabe do sofrimento presente na realidade humana. Ele sabe das nossas dores, medos e inseguranças. E a recompensa que Jesus promete a esta fragilidade humana e nada mais nada menos que a felicidade.

Celebramos também hoje o dia de todos os santos. Santo é aquele que na sua vida se esforça para colocar em prática a palavra de Deus. Quando falamos em santos lembramos logo daqueles que fizeram coisas heróicas  e que por isto receberam da Igreja o reconhecimento da sua santidade. Podemos lembrar aqui de Santa Maria Goret que morreu defendendo a sua castidade, Santo Estevão considerado o primeiro mártir que deu a sua vida por causa do evangelho, Maximiliano Maria Kolbe que ofereceu a sua vida no lugar de um pai de familia.

Mas hoje celebramos também os santos anônimos! A santidade do pai de família que se esforça para criar e educar  bem os filhos. Celebramos a santidade da mãe de família que se dedica integralmente à sua família. Celebramos a santidade do jovem solteiro que, não obstante todos os apelos do mundo se esforça para manter a sua virgindade. Celebramos a santidade dos amigos que se esforçam para serem fiéis um ao outro. Celebramos hoje a santidade  daquele padre que também se esforça para viver os compromissos assumidos com a Igreja. Então, celebramos hoje a santidade como esforço para realizar alguma coisa boa.

E aqui a santidade se liga com a felicidade. Com certeza podemos dizer que todos os santos são felizes. E que todos aqueles que se sentem felizes estão em um caminho de santidade. Porque é impossível ser feliz quando o pecado está a sua porta. É impossível ser feliz quando nossa consciência nos acusa de alguma coisa. Sinal eloquente de felicidade é quando você coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo.

Para os fariseus santos e felizes eram aqueles que seguiam os rituais de purificação, tais como lavar as mãos, não tocar em animais e pessoas impuras, não comer alimentos impuros e observar estritamente os 613 preceitos. Para Jesus ser Santo e Feliz e fazer a vontade do Pai. Ser feliz e receber a recompensa de Deus. E aí vemos que a tanto a santidade quanto a felicidade não é um luxo mas uma necessidade. Santidade rima com felicidade. Se a tua felicidade não estiver ligada diretamente a coisas boas, honestas e éticas, então a tua felicidade não é verdadeira.

Interessante notar que quando Deus cria o paraíso e coloca nele Adão e Eva que representam a humanidade ele quer que sejamos santos e felizes. Santos no sentido de obedecer a sua vontade e felizes porque o paraíso era tudo de bom. O proprio nome ja diz tudo: paraíso. Ali o homem e a mulher tinha todo o seu ser realizado, não lhes faltava nada. Mas quando eles desobedecem a Deus, perdem a sua santidade e perdem a sua felicidade. São expulsos do paraíso. Desde este dia fatídico o homem e a mulher estão a procura da sua felicidade e da sua santidade. Não temos mais uma santidade e uma felicidade dada, mas sim uma felicidade e uma santidade a serem qonquistadas. Temos que conquistar tanto a nossa santidade quanto a nossa felicidade.  E, voilá, aqui está o segredo: Adão e Eva pensavam que podiam conquistar a santidade e a felicidade com as próprias forças e faliram. Pactuaram-se com alguma coisa diferente de Deus. Então estejamos atentos: o patrocinador, a garantia da nossa santidade e na nossa felicidade e o proprio Deus. Não podemos fazer um pacto com o mundo para sermos felizes, mas com Deus.

Ser feliz significa estar bem com você mesmo, estar bem com o outro e estar bem com Deus. Quando isto acontece você pode ser considerado uma pessoa feliz. E com certeza: quando você está bem com você mesmo, você está bem com o próximo e você está bem com Deus,com certeza você está no caminho da santidade.

Não espere que a santidade e a felicidade bata a sua porta. Vá em busca. Vá conquista-las! Mas para isto é preciso dar o grande salto. A fé é um salto. Kiekegard, filósofo existencialista, dizia que ter fé é dar um salto para o abismo e saber que , no profundo do abismo nos ampara a mão de Deus. Para conquistar a felicidade e a santidade é preciso dar um salto. Talvez as coisas não aconteçam na sua vida porque você não teve ainda a coragem de dar o grande salto. Precisamos ter fé é ter a coragem de dar o grande salto e assim abrir-se totalmente para a Santicidade (santidade + felicidade)!