segunda-feira, 27 de junho de 2011

Evangelho de hoje: Seguir Jesus nao é facil nao...


O Papa Bento XVI, falando sobre a oraçao, citou a seguinte expressao do imperador e filosofo Marco Aurelio: Quem te disse que os deuses nao nos ajuda inclusive naquilo que depende de nos? Portanto, começa a pedir-lhes e veras”. A oraçao que Abraao faz hoje, na primeira leitura, é uma oraçao de intercessao. Abraao pede a Deus que salve os habitantes de Sodoma e Gomorra, cuja malvadez tinha chegado ao apice. Assim, por intercessao de Abraao, Sodoma podera ser salva. Este é o poder da oraçao de intercessao.

Cada missa é um bater à porta do Coraçao de Deus! Cada missa é um ajoelhar e descer rumo aos abismos da misericordia divina. Orar intercedendo nao é mudar a vontade de Deus, mas é deixar que Deus faça aquilo que é proprio da sua essencia, isto é, cuidar das nossas necessidades.

O evangelho de hoje é claro: seguir Jesus comporta desafios. Quem desiste rapido nao serve para ser discipulo Dele. A um que diz: “Te seguirei onde quer que vas”, Jesus recorda: “As raposas tem tocas e as aves do ceu, ninhos; mas o filho do homem nao tem onde reclinar a cabeça”. Ou seja, é dificil! E porta estreita! E para poucos...

Muitas vezes nos nossos trabalhos pastorais e na nossa busca pelo Senhor, é grande a tentaçao de desistir, de “jogar a toalha”, afinal, os caminhos que o mundo oferece sao sedutores. Mas devemos usar de persistencia e saber que o caminho espiritual, ainda que seja arduo, é nossa unica garantia de felicidade e de paz interior.

Era uma vez, um cao que viu um coelho. E passou a correr atras dele. Outros caes, que nao viram o coelho, corriam porque viram aquele primeiro cao correr. Mas, estes se cansaram, pois nao sabiam porque corriam. O primeiro cao continuou a corrida, pois sabia o porque de estar correndo.

Que saibamos o motivo pelo qual corremos. Assim, ainda que bata o cansaço, nao nos desanimemos, mas tenhamos forças para atingir o nosso objetivo primordial: Seguir o Senhor!
pe. Gil

domingo, 26 de junho de 2011

Hoje, 48 jovens navegaram no oceano do Espirito!


Foi bonito de se ver! Em um mundo como o nosso, onde tantos jovens optam pelas coisas que o mundo oferece, mas que nao trazem felicidade ao coraçao humano, 48 jovens quiseram nadar contra a corrente, ou seja, foram confirmados, de livre e expontanea vontade, no Espirito Santo. Assim, eles se propoem a defender a fé e tambem a aprofundar a caminhada na Igreja. Se propoem ainda a colocar o Senhor Jesus como centro de suas vidas. Confirmados no Espiritos!

A celebraçao foi bastante tranquila, graças a serenidade do nosso querido Bispo, D. Tome. Os jovens foram apresentados pelo nosso paroco-reitor, pe. Luiz Fernando, e toda a liturgia foi preparada pelo pe. Gil e pelos diaconos Daniel e Julio, que tiveram a ajuda dos coroinhas e do seminarista Simao Andre.

Estes jovens agora terao a ajuda do seminarista Mateus, para continuarem a caminhada na Igreja. Em agosto entao, força total. Agradeço de coraçao a Mara, que coordenou este trabalho por dois anos, e peço a oraçao de todos para a nova coordenaçao composta pela Fabiola, Michelle e Sami. Obrigado, muito, Rita e Aline!

Entao, Obrigado Senhor! Somos servos inuteis, fizemos aquilo que deviamos fazer.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prometi no meu Santo Batismo: Jovens Renovam!

Este domingo foi cheio, hehehehe. Tambem na missa da juventude quase 60 jovens renovaram as promessas batismais e mais 5 fizeram a Primeira Eucaristia. Com este ato, renunciam a todo o mal e as armadilhas do inimigo. Com a força de Jesus, nadam contra a corrente em um mundo que sugere tantos caminhos que nao levam a paz e a felicidade. Cristo Sim! A Missa de Crisma sera no proximo domingo, as 11h30.

Missa de entrega EJC

Neste domingo tambem, na missa da juventude, aconteceu a entrega da equipe de jovens que vai trabalhar no proximo EJC. Era possivel ver a alegria e o entusiasmo do rosto de cada um deles. Com a bençao e a entrega da Cruz e do Evangelho, rezemos para que estes jovens possam evangelizar outros jovens sempre a partir do testemunho de vida: Palavras comovem; exemplos arrastam! Ah! O Encontro de Jovens com Cristo sera nos dias 2 e 3 de julho aqui no Santuario. Acho, nao tenho certeza, que ainda se pode fazer inscriçoes. Mas a ultima informaçao que eu tive, e que ja havia chegado a 100 inscritos. Entao, Corra, Forrest, Corra!

Batismo de seis jovens!


Foi tocante! Neste final de semana SEIS jovens foram batizados aqui no Santuario. Em uma opçao totalmente livre, deixaram que suas almas fossem marcadas pelo sinal do Senhor. Foram marcados pela fé! Um deles chorava copiosamente, pois percebia a grandiosidade daquela celebraçao. Alegremo-nos e rezemos por estes nossos novos irmaos na fè!

domingo, 19 de junho de 2011

Retiro de Silencio, por Diacono Daniel, scj


Neste fim de semana, 18 jovens do nosso Santuario viveram um profundo momento de encontro com o Cristo. Este foi o 3° retiro de silencio proposto pela nossa paroquia e seguramente marcou a vida de cada um que la esteve presente. Entre os diversos pensamentos do retiro, os jovens confirmaram as palavras de Santa Terezinha: "Eu sou o que Deus pensa de mim". Agora permanece nossa prece para que os frutos destes dias alcancem inumeras outras pessoas.

Diacono Daniel, scj

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Crisma Caminha...


Acabamos de fazer uma reuniao da Pastoral de Crisma. Muito proveitosa, diga-se de passagem. Discutimos o Pos-Crisma, ou seja, o devido acompanhamento aos quase 60 jovens que deixarao a Crisma. Precisamos cuidar bem desta moçada: futuro da Igreja.

Discutimos tambem como fazer a  formaçao intelectual dos Catequistas. No mundo de hoje, onde as informaçoes sao tantas e ao mesmo tempo tao superficiais, é necessario passar a Palavra de Deus com segurança e eficacia. Eis o porque da formaçao.

Tambem discutimos sobre o retiro espiritual dos catequistas: é preciso se reabastecer com o Amor que vem do coraçao do Senhor, pois nao se da aquilo que nao se tem: é imperioso que todo o cristao renove a experiencia de Deus em sua vida.

Fizemos uma nova eleiçao. Agradeço aqui a Mara, que deixa a coordenaçao da Catequese, por seu trabalho sempre serio e de qualidade. Deus te recompense. A Fabiola e a Michelle assumiram como novas coordenadoras. Obrigado pela disponibilidade e pelo amor devotado à nossa catequese de Crisma.

Teremos ainda uma mini-assembleia da Pastoral de Crisma onde avaliaremos tudo: catequista, coordenaçao, padre, diacono, catequizando, Santuario , tudo, tudo, tudo, heheheheheh. E assim. A nossa Catequese de Crisma caminha. Reze por ela.
pe. Gil

De: Enrico Tadeu Para: Povo de Sao Judas tadeu

Boa tarde a todos.
Graça e Paz...

Para quem não me conhece, sou coordenador do Ministério Eucarístico, com base na Paróquia-Santuário S. Judas Tadeu/SP. Com muita alegria e total gratidão a Deus, venho anunciar às lideranças da Paróquia-Santuário S. Judas Tadeu que, pela primeira vez na história recente de nossa comunidade, o trabalho silencioso e fiel de um grupo de leigos jovens resultou:

1 - na eleição de um projeto de evangelização pela organização da Jornada Mundial da Juventude (evento que de 2 em 2 anos congrega a juventude católica do mundo todo para se reunirem junto ao Papa); vale ressaltar que apenas 8 expressões artísticas jovens do país foram selecionadas pela JMJ, e referendadas pela CNBB, a saber: Ir. Kelly Patrícia, Missionário Shalom, Davidson Silva, Canto das Írias (mu sical), Rosa de Saron, Dominus, Márcio Cruz e Ministério Eucarístico.

2 - em uma missão de evangelização em Lisboa/Portugal, organizada e realizada por nós atendendo a um chamado do pároco local.

3 - na gravação de 1 CD 100% independente, com o esforço autônomo de músicos integrantes do Ministério Eucarístico e demais bandas integradas ao projeto "J.TEAM". Nesse CD encontram-se reunidos os "talentos dehonianos" de Pe. Cleber Sanches, scj e de Fr. Claudemir Martins, scj; além das composições de Enrico Tadeu e interpretações das bandas: A.U.B., Beatrix, Aura Lyris, Hebreus e C.A.Despertai.

Missão em Lisboa

Temos uma missão na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, no centro de Lisboa.

É uma igreja histórica, e se não me engano, parte do patrimônio artístico do país.
O Pároco do local se chama Pe. Armando. A idéia em relação ao programa como um todo é a seguinte:

no sábado à tarde 06.08.2011, parte dos músicos (a banda) poderia fazer uma movimentação na parte externa da Igreja no sentido de chamar a atenção de pessoas que não mais se dirigem deliberadamente ao templo, por quaisquer motivos... ACREDITAMOS QUE AO VEREM JOVENS MÚSICOS NA RUA CANTANDO MÚSICAS DE CUNHO RELIGIOSO CONFESSIONAL ACONTECERÁ UM IMPACTO BASTANTE POSITIVO PARA COLOCAR A IGREJA EM EV IDÊNCIA NA METRÓPOLE DE LISBOA.

no sábado à noite 06.08.2011, outra parte dos músicos (os cantores) animariam a solene exposição de Nosso Senhor... ACREDITAMOS QUE ALGUNS JOVENS IMPACTADOS PELA AÇÃO NA RUA PODEM SE INTERESSAR EM ENTRAR NA IGREJA PARA A ADORAÇÃO.

no domingo de manhã 07.08.2011, poderiam todos entregar a "MISSÃO NA JMJ 2011- MADRID" aos cuidados de Nossa Senhora, em Fátima. NECESSITAMOS MUITO DA INTERCESSÃO E DOS CUIDADOS DE NOSSA MÃE E MESTRA. São muitos os desafios que um grupo de leigos como nós enfrentará nessa missão...


no domingo à tarde 07.08.2011, todo o grupo auxilia na animação do Terço e da Missa às 18h30.




Missão em Madrid

Os missionários do Ministé rio Eucarístico serão acolhidos em uma paróquia, e nas casas de família evangelizaremos e daremos testemunho da fé que experimentamos na nossa vivência comunitária aqui no Brasil. No programa da Jornada Mundial da Juventude, são realizadas catequeses matinais em todas as línguas, congregando as nações para serem formadas pela Palavra. Nas catequeses de língua portuguesa, o Ministério Eucarístico será responsável pela animação, revezando com outros ministérios participantes do evento.
Nós participaremos do "Festival da Juventude" dentro da JMJ, promovendo um Grupo de Oração para jovens, na Paróquia Santa Cristina (Madrid/Espanha) dia 17.08, às 19h00.



TUDO ISSO É UMA GRANDE GRAÇA!


Para conhecer mais o projeto de evangelizaçã o que criamos para as nações, acessem o site do J.TEAM:
www.jteambrasileiro.com
www.facebook.com/jteambrasileiro
@JTeamBrasileiro (twitter)


Outra coisa bacana, é que todos os membros do J.TEAM uniram-se para gravar um CD promocional (feito de maneira 100% independente), a fim de levantar fundos para que os 50 missionários envolvidos no projeto possam ir à JMJ Madrid 2011.


Pedimos todo auxílio na divulgação.
O CD está disponível na loja virtual

Muito obrigado a todos, e esperamos contar com suas orações e divulgação, por favor!
Seguimos, firme na fé...

Enrico Tadeu
Ministério Eucarístico

Parabens padres: Luiz Fernando e Joao Carlos!

Pessoas, hoje é niver do Pe. Luiz Fernando e do Pe. Joao Carlos! Roguemos ao Senhor, que Jesus nos ensinou a chamar de Pai, que conceda a paz, saude e fidelidade aos nossos jovens sacerdotes! Missa Festiva às 12h, na Igreja Antiga! Aceita-se todo o tipo de presentes, menos doces, hehehehehehe

E a felicidade? Existe?


Fiquei de queixo caído quando, passando em frente a uma banca de jornal, dei de cara com a capa da revista Época (23.05) que dizia: “O mito da felicidade: família, dinheiro, amor, sexo...nada disso fará você feliz”. A palavra “mito” significa “coisa que não existe na realidade”. Então é isto? Felicidade não existe? Estaria então o homem condenado ao inferno da infelicidade? Segundo a revista a felicidade não representaria mais o objetivo principal do homem contemporâneo, que se contentaria com um certo “bem estar” puramente subjetivo. Uau! Em cinco páginas jogaram no lixo um dos conceitos mais significativo para a pessoa humana: a possibilidade de ser feliz nesta vida e para além dela.

A felicidade é um desejo universal: todos a querem. Epicuro dizia que, se a temos, temos tudo, mas se ela nos falta, fazemos de tudo para obte-la. No Google, se alguém teclar “felicidade” vai ter 39 milhões resultados! Basta ver ao nosso redor que o desejo de felicidade é habilmente manipulado pela mídia. No mundo publicitário, felicidade é ser sorteado para gastar 50 reais em compras ou então beber a cerveja certa, na temperatura certa, na praia certa... Como vemos, a felicidade está na ordem do dia, e não é de hoje. Mas o que significa mesmo felicidade?   

Em S. Agostinho, felicidade é procurar Deus: Encontrando-O se é feliz imperfeitamente na condição presente, perfeitamente na eternidade. Já S. Tomás de Aquino ensina que felicidade significa conseguir o bem perfeito; logo, o homem, que pelo seu intelecto é capaz de reconhecer o bem perfeito e pela sua vontade deseja gozá-lo, uma vez conseguindo este bem perfeito, será feliz. Claro está que S. Tomas fala aqui do Bem com b maiúsculo, ou seja, Deus. Se Deus é o Bem perfeito, contemplá-lo será, para o homem, a perfeita felicidade. Felicidade do outro mundo!

Mas Tomás também sustenta que o homem é capaz de ser feliz já neste mundo! Claro, de modo imperfeito, participando da verdadeira e perfeita felicidade. Neste sentido o homem é feliz quando tem sorte, bens, saúde, honra, uma família estruturada, amigos, quando ama e é amado e também quando realiza o seu programa de vida. Simples assim. O mais incrível é que o homem, reconhecendo a sua total contingência e percebendo-se aberto a mais absoluta transcendência, é capaz de ser feliz mesmo nas adversidades. Eis a felicidade dos santos! Aqui, felicidade não tem nada a ver com realidades externas, mas sim com a possibilidade do homem realizar o seu SER o máximo possível, abrindo-se assim a conquista da felicidade perfeita. 

Deus não criou o mundo para que nele o homem fosse infeliz, ainda que tantas vezes a vida pareça um “vale de lágrimas”. Ao contrario do que a revista afirma a felicidade não é um mito, já que ela tem muito a dizer à existência humana. Madre Tereza de Calcutá nos recorda: “a vida é uma felicidade, mas faça por merecê-la”. É isto! Felicidade existe, mas é preciso conquistá-la...aqui na terra, como no céu!
pe. Gil

terça-feira, 14 de junho de 2011

De: Joao Paulo II Para: Jovens Sao Judas


"Queridos jovens, só Jesus conhece vosso coração, vossos desejos mais profundos. Só Ele, quem os amou até a morte, é capaz de saciar vossas aspirações. Suas palavras de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém fora de Cristo poderá dar-vos a verdadeira felicidade."

Evangelho de hoje por Vivi (CAJU) - A Revoluçao de JEsus!


Papa Joao Paulo II visita na prisao - e perdoa - o homem que tentou assassina-lo.
"Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que esta nos ceus...Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?...Os pagaos nao fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito". (Mt 5,43-48)

Jesus revolucionou o seu tempo e a historia da humanidade com uma unica palavra: o AMOR. Por onde passou, Jesus deixou rastros de amor com gestos e palavras. E nao era o amor obvio, o amor facil, de quem so da o que recebe em troca. Ele constrange o mundo com uma nova maneira de amar.

Aprendamos com Jesus. Ele sentou para comer entre os pagaos, tocou os leprosos, perdoou a adultera, curou em dia de sabado, lavou os pes do seu traidor, do alto da cruz pediu o perdao do Pai aos seus algozes...Ele nao nos deixou apenas o discurso descrito nesse Evangelho, mas sim a sua propria vida para nos mostrar que é possivel amar como o nosso Pai celeste que é perfeito. Sim! E possivel!

E nos, como estamos vivendo esse amor revolucionario que Jesus nos pede? Os tempos mudaram, mas continua sendo loucura para o mundo o amor descrito nessa passagem. Sejamos corajosos e testemunhemos esse amor no tempo e espaço em que vivemos. Muitos jovens, como nos, tiveram coragem de viver esse amor e tornaram-se santos.

O mundo precisa de amis jovens corajosos que com o amor transformem a realidade ao seu redor. Sejamos o rosto de Jesus para o mundo! Que o mundo veja em nos a expressao do amor do Pai!

Vale a pena! Estamos juntos nesse desafio!

Vivianne Miranda - CAJU (Casa da Juventude Comunidade Catolica)


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Evangelho de hoje: A Etica de Jesus

No evangelho de hoje, nos deparamos com um trecho (38-42) do cap. 5, onde Jesus inaugura um novo conceito de justiça. E um conceito que ate entao nao existia em nenhum lugar! Se alguem lhe der um tapa na face ofereça o outro lado? Se alguem te pede a tunica da-lhe tambem o manto? Se alguem te força a andar 1 Km ande 2 com ele? Mas que justiça é esta? E a justiça de Jesus, ponto.

Nos conceitos classicos de justiça temos aquele romano (dar a cada um o seu), aquele platonico (a justiça é um bem tipico das pessoas virtuosas), aquele aristotelico (é justo quem observa a lei e preza a igualdade). A etica de Jesus comporta todas estas definiçoes mais vai alem. A justiça de Jesus é aquela que nao quer so reparar o mal cometido, mas quer sobretudo transformar o coraçao da pessoa.

Quem vive na etica do mundo, se contenta com pouco. Quem vive na etica de Jesus tem a sua vida melhorada, pois começa a pensar nao a partir da razao, mas a partir do coraçao. E somente com o coraçao que se pode viver esta etica, que no final das contas, mais que uma etica da justiça se configura como uma etica do amor.

A etica do mundo considera natural o carneiro ser devorado pelo leao. A etica do amor permitirà que um dia o leao viva junto com o carneiro...
pe. Gil

Jovens do Santuario recebem a Unçao do Espirito Santo!

Em uma celebraçao presidida pelo Cardeal D. Odilo Scherer, animada por bandeirinhas e centenas de jovens, 6 jovens do Santuario Sao Judas Tadeu foram crismados na Missa de Pentecostes, hoje a tarde, na Catedral da Se. Nosso Santuario se alegra com estes jovens confirmardos pela unçao do Espirito Santo. E, foi muito bem lembrado pelo D. Odilo, o desafio de cada jovem e ganhar mais UM jovem para Cristo! Vem, Espirito Criador!

domingo, 12 de junho de 2011

A Missa da Juventude no Pentecostes!

Na liturgia de hoje, um segredo nos foi revelado; conhecemos o final - feliz - de uma bela historia de amor: a de Jesus e o Pai. E depois o golpe de cena, algo inesperado: A efusao do Espirito Santo, fruto do amor do pai e o Filho. A Pascoa do Senhor esta completa.

A vinda do Espirito Santo é o fato mais marcante depois da Ressurreição do Senhor. S. Tomás nos recorda que, assim como o Filho revelou para nós o rosto do Pai, o Espírito revela para nós o rosto do Filho. O Espirito Santo nos da a possibilidade de imitar Jesus. Jesus parte, mas não nos deixa sozinhos, oferece-nos um grande presente: O Espírito Santo, O Consolador. Consolar é estar com alguem que se sente so. E um estar com. A pessoa desolada esta completamente so, e por isso precisa de alguem para estar com ela, precisa ser consolada. O estar sozinho é quintal para o inimigo, adversario, o tinhoso.

Jesus detecta no coração dos seus discípulos um grande medo, uma grande insegurança, que não os deixa serenos e felizes. O medo vem da dúvida, fruto de uma fé enfraquecida, frágil. Jesus sabe que o coração humano é um coração dividido, rachado pelo pecado; esta sempre pendendo entre o bem e o mal. O que fazer para fortalecer o coração dos discípulos?

A tragédia humana se configura quando o mal toma espaço, enfraquecendo a alma e fortalecendo a carne, que nos atrai para baixo, nos distanciando de Deus. A resposta de Jesus é uma só: “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Jesus sopra e o Espirito Santo se faz presente. Assim como o mel atrai as abelhas, existe uma força irresistivel que atrai o Espirito Santo. Que força é esta? E o estar todos juntos. Se vc tem uma necessidade, chame alguem para rezar junto com vc, ou reze em grupo, o Espirito Santo nao resiste.

Poderiamos comparar a luz do Espirito Santo como aquelas cavernas escuras subterraneas cheia de morcegos que todo mundo tem medo de entrar. Mas quando se coloca a luz, os morcegos fogem, e ai se pode ver as belezas das cavernas. Assim tambem é na  nossa vida, deixemos que a luz, a força do Espirito Santo ilumine nossa vida completamente.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comunidade Emanuel em preparaçao a JMJ


Para a JMJ, a Comunidade Emanuel se prepara assim: Após a experiência de um rico e profundo momento de oração
e formação, a Comunidade sai em missão.
Tradicionalmente, a Comunidade Emanuel realiza as suas
evangelizações de rua, em que vão ao encontro das pessoas
que estão em trânsito pelas ruas da cidade, para uma conversa
amiga e fraterna, onde escutam e partilham de suas aflições,
alegrias, questionamentos, etc. e também a Missão Madalena,
em que vão ao encontro de mulheres e travestis que se
encontram em situação de prostituição, também para partilhar
de seus sofrimentos e rezamos com e por eles.

Quando? 23.07, sábado, das 17h às 21h.
Onde: Santuario Sao Judas Tadeu
Informações: Clerison Prudente
E-mail: (zonacsprudente@gmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

Retiro de Silencio: ouça o Senhor falar em seu coraçao!

Olá, pessoal!

Precisamos da confirmação de vcs sobre os
participantes de cada grupo,
pois além de precisarmos estimar comida e transporte,
há grupos que desejam enviar mais de
3 pessoas,

então precisamos saber se poderemos oferecer mais vagas para eles.
Pedimos aos coordenadores que recolham as fichas e taxas de inscrição,
e entreguem para uma das pessoas da comissão até domingo (12/06).
Aguardamos o contato de vocês!

Diácono Daniel scj - danielcarvalhoscj@gmail.com
Emanuele Silva - MDJ - manuzita2@gmail.com
Ceylanne Coelho - CAJU - ceylanne@gmail.com
Vivianne Miranda - CAJU - vivikanando@gmail.com

Evangelho hoje: Espirito Santo: força de Paulo e dos discipulos

Martirio de Sao Paulo, ilustraçao inglesa do seculo XVII
No evangelho de hoje continuamos com dois importantes personagens: o apóstolo Paulo e o mestre Jesus. Paulo faz aos anciãos da Igreja de Éfeso, um resumo da sua obra de pregador da Boa Nova de Jesus. Ouvíamos no final do evangelho de ontem Jesus dizendo: “No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”. Paulo sabe disto. Por isso, prega sem temor, pondo em risco a própria vida. Sabe que tem um grande consolo: O Espírito Santo, que o consola, o defende, e lhe mostra o que fazer. Paulo procura viver na sua vida, uma grande sintonia com o Santo Espírito, e assim testemunhar com sucesso o Evangelho da graça de Deus.

E Jesus? Ora, no evangelho de hoje, Jesus faz na terra aquilo que fará continuamente no céu: interceder por nós. Jesus ora pelos seus discípulos, se preocupa com eles, se importa, não quer vê-los no sofrimento; resumindo tudo em uma pequena frase: os ama ardentemente! Jesus revela a eles o que significa a vida eterna: Conhecer o Pai como único Deus verdadeiro e conhecer Jesus como o enviado de Deus. Eis o que os discípulos não podem esquecer: quem conhece e aceita Jesus, conhece e aceita o Pai, porque Jesus e o Pai vivem uma união perfeita, que tem como fruto o Espírito Santo. Entre o Pai e os discípulos encontra-se a poderosa intercessão de Jesus!

E nós? Então, devemos nos alegrar por termos no céu, um Deus que intercede 24 horas por 24 horas a nosso favor: Jesus Cristo. Rogando por nos, o Senhor se encontra no meio de nós, pois agora toda a nossa vida è mediada por Jesus. Jesus é a ponte pela qual passam todas as nossas relações. Entre nós e cada realidade do mundo, esta Jesus, com sua força, com seu amor, com seu poder e com a sua misericórdia. Você já pensou nisto?
pe. Gil

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Evangelho de hoje: Acreditemos, 100% so com o Espirito Santo!

A Conversao de Sao Paulo, de Caravaggio
As leituras da missa de hoje sao riquissimas. valeria a pena medita-las profundamente, porque representam um forte programa de vida. Nos encontramos aqui com o apostolo Paulo e depois com o mestre Jesus.

Paulo nos revela a força e a necessidade do Espirito Santo em nossa vida. Nao podemos dar-nos o luxo de nao conhecer o Espirito Santo, pois Ele e a garantia da nossa conversao. Queres ser fiel a Cristo? A Igreja? Ao seu casamento? Ao seu namoro? Aos seus amigos ou à sua familia? Queira entao receber o Espirito Santo no seu coraçao! Ele, o Espirito, garante, completa o que nos falta para vivermos uma vida santa e feliz. Sem o Espirito Santo permanecemos miopes, sem ver com evidencia e bem delineado as bençaos que Deus nos concede cada momento. Entao, VES - Vem, Espirito Santo.

Jesus termina o evangelho de hoje dizendo: "No mundo tereis tribulaçoes. Mas, tende Coragem! Eu venci o mundo!" O retorno de Jesus ao Pai, para sentar-se a sua direita, com honra, gloria e poder nos mostra como a sua vitoria foi grande. O evangleho de hoje é o "happy end" da mais bela historia de amor que o mundo ja viu: o amor do Pai pelo Filho, sendo o Espirito Santo fruto deste amor. Coragem! COR, AGE: viver de coraçao a  historia que nos somos, sem mascaras, sem medo, como Jesus. Coragem para ser aquilo que é: filho de Deus!

E nos? Viver a nova vida, tendo como centro Jesus, vencedor do mundo. Nova vida garantida pelo Espirito, o consolador que nos faz ver o rosto e o coraçao de Deus. Viver sabendo que o mundo nao nos permite o 100% , pois, assim como nos, o mundo é precario. Entao, neste tempo de Pentecostes, acreditemos: o Espirito Santo nos garante o 100%. Entao, VES: Vem, Espirito Santo! (Jo, 16,29-33)
pe. Gil 

A Barraquinha do Ministerio Eucaristico!

Muito  legal a barraquinha de caldinho de feijao e vinho quente do Ministerio Eucaristico na Festa Junina do Orfanato. Dava gosto de ver a moçada abastecer a todo o momento a barraquinha com o caldo de feijao que estava estocado no Santuario. O combustivel para enfrentar o frio e atravessar a rua que separa o Orfanato do Santuario? Vinho quente, né Enrico, hehehehe. A promoçao visa arrecadar fundos para a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, Espanha. Entao, semana que vem, todo mundo la,0k?

MDJ, Ser jovem é Ser Igreja

Os jovens da MDJ tambem se reuniram ontem para pensar e rezar a sua presença na Igreja. Com a ajuda dos fratres Ni e Rodinei e Andre, tentaram aprofundar o seu carisma missionario, buscando compreender a grande complexidade do mundo contemporaneo e tentando perceber os sinais de profecia e a presença de Deus neste mundo. O encontrou terminou ja a tardinha com a celebraçao da Eucaristia, ponto de partida e de chegada para a missao.

EJC liga as turbinas!

O EJC esquenta as turbinas para o encontro que acontecera nos dias 2 e 3 de Julho. Na quinta feira houve uma reuniao com os coordenadores das equipes de trabalho, reuniao diga-se, bastante proveitosa, pois serviu para ver todos os detalhes do encontro e ver ainda o que estava pendente. Ontem a tarde, o grupo reuniu-se em torno do Santissimo Sacramento, com a plena convicçao e confiança que o trabalho depende do Senhor. O Senhor chega, onde nos nao chegamos pois é o Senhor que faz a obra acontecer. O EJC sempre gera grandes expectativas, pois o movimento é responsavel pela entrada de muitos jovens na Igreja. Se voce conhece algum jovem por ai, convide-o para o EJC. Basta pegar a ficha aqui na secretaria do Santuario. 

Os Crismandos e seus Pais Adoram o Senhor!

Durante toda a manha de ontem, na Igreja antiga, os jovens crismandos, juntamente com os seus pais, tiveram a bela oportunidade de adorar Jesus no Santissimo Sacramento. A Adoraçao foi dirigida pelo Diacono Daniel e ao final, crismandos e pais dirigiram-se em procissao ate a Igreja Nova e participaram com alegria da Missa da Juventude, as 11h30. Para os jovens crismandos o tempo é de oraçao intensa, pois se aproxima o dia de receber o sacramento da confirmaçao. Vem, Espirito santo!

domingo, 5 de junho de 2011

Evangelho deste Domingo: Jesus diz bye,bye!

Na liturgia deste domingo celebramos o maior evento ocorrido em todos os tempos: A presença fisica de um Deus no meio de nos. Celebramos hoje a Ascensao do Senhor, ou seja, o retorno de Jesus ao Ceu. Se um dia, com o seu nascimento, Jesus fisicamente entrou na historia humana, com a festa da Ascensao, Jesus sai fisicamente da historia humana. Ele cumpriu perfeitamente a sua missao!

Para a sua despedida, Jesus reune os discipulos na Galileia, exatamente la onde tudo começou. Deus escolhe a Galileia dos pagaos e nao a Jerusalem dos doutores, escribas e fariseus. Escolhe a Galileia dos pagaos e dos pobres porque o nosso Deus é um Deus dos FRACOS!

Tendo entrado uma vez por todas no Santuario do Ceu, Jesus Cristo intercede sem cessar por cada um de nos, como mediador que nos garante permanentemente a efusao do Espirito Santo. Cristo é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos Ceus. Jesus entra no Ceu, a fim de comparecer diante da face de Deus a nosso favor. Cristo, a direita do Pai, ganha a Gloria, a Honra e o Poder. No final do seu caminhar humano, Jesus volta para a felicidade suprema. Assim acontecera conosco. Fomos feitos para a felicidade! Para este e para o outro mundo! Felizes! Jesus retorna ao Pai e leva toda a humanidade em seu coraçao. A missao de Jesus terminou, a nossa começa agora.

Entao temos que viver como discipulos. O Mestre é 100% o discipulo nao. O Discipulo tem muito o que aprender, falha, cai, é precario, vulneravel, necessita do Mestre. Mas o Mestre nao esta mais aqui! Ah, Ele envia o Consolador, o Espirito Santo! Ecco! O Espirito santo é a garantia do 100%!

E o Ceu para onde Jesus subiu?  O Ceu é TUDO ou é algo DIVERSO? O Ceu é TUDO DE DIVERSO, hehehehe. Nos nao podemos imaginar, mas sera uma grande surpresa. "O que os olhos nao viram, os ouvidos nao ouviram e o coraçao do homem nao percebeu, eis o que Deus preparou para os que o amam!(1Cor 2,9) Yes!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Evangelho de hoje: Bilhete Premiado, o Espirito Santo


Santo Agostinho, inspirado no filosofo grego Platao, detectou na realidade humana uma grande divisao. O combate do bem contra o mal. O bem mora na Cidade Celeste, la onde todas as promessas se cumprirao. O mal, no entando, habita a Cidade Terrestre, e nos leva por caminhos que nao devemos e nao podemos trilhar. No coraçao humano ocorre a mesma divisao: o eterno combate entre o bem e o mal. Para o nosso querido Papa, o ser humano esta entre a gravidade do bem e a gravidade do mal (O Papa é um admirador de Agostinho). As vezes o homem faz o jogo do bem, e se dà bem, é feliz. As vezes faz o jogo do mal, e se dà mal, encontra a perturbaçao e a tristeza. A nossa vida é assim: experimentamos momentos felizes, onde sabemos que Deus esta conosco, mas tambem passamos por momentos obscuros, de sofrimento, e nos perguntamos: Onde esta Deus?


No evangelho de hoje Jesus lança uma Verdade: "Voces chorarao, mas o mundo se alegrarà. Voces ficarao tristes, mas a tristeza de voces se transformara em alegria". De novo aqui uma outra divisao: Choro/Alegria.
Ao choro dos discipulos, Jesus promete a alegria. Isto mostra que, apesar das dificuldades do dia a dia, o Senhor esta sempre conosco. Ele nos anima. Nos encoraja. Nos da forças e transforma o nosso choro em alegria! Entao, nao nos cabe, nos momentos dificeis da vida, onde nossas forças parecem falhar, nao nos cabe perguntar: Onde esta Deus? Porque sabemos que Deus ESTà sempre! Em cada momento da nossa historia.


Entao, precisamos reforçar a nossa fe e a nossa segurança no Espirito Santo e pedir com insistencia: Vem, Espirito Santo. Porque so assim conseguiremos realizar em nossa vida aquilo que o Senhor espera de nos, que é encontrar a nossa propria felicidade. Deus faz continuamente maravilhas em nossa vida, mas nos nao somos capazes de ve-las, a nao ser que peçamos insistentemente: Vem, Espirito Santo. Nao podemos agir como aquela pessoa que ganhou na megasena, ficou milionaria, mas esqueceu de conferir o bilhete. O nosso bilhete premiado tem nome e sobrenome: Espirito Santo!
pe.Gil