sexta-feira, 29 de julho de 2011

Festa Julina do EJC! Ebaaaaa!

Pessoal,

Neste Sábado, 30/07, às 16:00hs, na Sala São Judas, terá o BAILE JULINO do EJC!
Músicas, Brincadeiras, Bingo, Comida e muita Diversão!
Não perca!!!
Ajude-nos a divulgar esse evento!
Abçs,
Eq. Piloto EJC

domingo, 24 de julho de 2011

Dia de Espiritualidade dos Catequistas


O Dia de Espiritualidade para os Catequistas foi abençoado por Deus. Nossos catequistas tiveram tempo de dar uma parada na correria deste mundo e passar um dia meditando sobre aquele que nos amou ate o fim: Jesus. A assessoria do encontro ficou a cargo do irmao Gilmar, vindo de Lavras(MG) especialmente
para isto.

O Irmao Gilmar, com a sua longa experiencia de formador de adolescentes e jovens, ajudou os nossos catequistas a fazer uma bela experiencia de Deus. Muito rica, a jugar pelas partilhas dos catequistas ao final do encontro (na tao fecunda dinamica do barbante).

Quero agradecer aos nossos catequistas, de Crisma e da Catequese inicial, que atendenderam o nosso convite e assim mostram que ja sabem que para falar do amor de Cristo é sumamente necessario estar com ELE.

Missao Madalena: Fascinante!

Entao. E la fomos nos para a Indianopolis evangelizar os profissionais do sexo. Foi uma experiencia fascinante. primeiro porque resgatar prostitutas e travestis e mostrar a eles o amor de Deus, sem julga-los ou condena-los é essencialmente evangelico. E fazer como Jesus fazia!

Segundo porque voce encontra historias de vida que te deixam de boca aberta. Meninas lindas que estudam medicina de dia e se prostituem a noite. Meninas que dizem ser religiosas, mas que na rua se transformam. Meninas que trazem no olhar um grande vazio e tambem uma grande vergolha: nenhuma delas se orgulham por estar ali e querem sim, mudar de vida. Rezemos por elas...e por eles.

Deus nos ajudou com a sua providencia, pois o evangelho do final da semana nos permitia nao falar da cruz, do sofrimento, da dor, mas sim da grande alegria do homem que encontra um tesouro precioso, vende tudo o que tem, e toma a posse daquele tesouro. A nossa missao era essa: mostrar a elas a alegria de possuir o amor de Deus, verdadeiro tesouro.

Parabens a Comunidade Emanuel por um trabalho tanto cristao quanto necessario!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Missao Madalena por Maristela (Comunidade Emanuel)

Hoje comemoramos a Festa de Santa Maria Madalena, a grande apóstola da Ressurreição !
Sempre me perguntei o porque ela tinha sido a primeira que Jesus apareceu.....nunca encontrei a resposta...e quando comecei a fazer outra pergunta eu comecei a entender: Por que tenho tanta vontade e amor em fazer a missão Madalena? Ou seja ir com meus irmãos da Comunidade Emanuel ao encontro das prostitutas? E a resposta foi: "Aquele que muito se perdoou...muito amou! " e este amor de gratidão....tenho vontade se sair anunciando a todos!

Santa Terezinha no seu livro: História de uma alma, ela vendo a vida de Madalena..ficou com "ciúmes"dela...pois viu o quanto Jesus a perdoou e ela imaginou: Ela devia amar Jesus mais do que eu! Depois ela se deu conta que da mesma maneira que um filho amará seu pai, se ele o levantar do buraco depois de ter caído...ele tb amará seu pai, se ele o proteger de cair no buraco...!
Só que hoje temos muitas pessoas que estão neste buraco da prostituição....e desde o ano 2000 realizamos esta evangelização com elas...onde vamos ao encontro delas no seu ponto aqui em São Paulo...com uma rosa na mão e sempre dizemos: Este é o sinal do amor de Deus por você ! Não importa o quer vc fez...ou faz...o que importa é que Ele te ama!

Impressionante que em sua maior parte conseguimos rezar com elas....pegar suas intenções de oração, dar uma medalha milagrosa..e algumas até já pegaram suas coisas e foram embora pra casa...saindo da rua!! É uma experiência única....ver o amor de Deus entrar no coração de uma pessoa que tanto precisa ser amada...respeitada!

Me lembro de um encontro que tive com uma que acabava de sair do carro de um cliente e a abordamos...demos uma rosa..ela tomou um susto..começamos a conversar e demos uma Medalha Milagrosa...ela começou a chorar muito e nos disse: "Eu tenho dois filhos...mas os pais deles levaram eles embora de mim..esta semana , rezei a Maria para que Ela pudesse ser a Mãe que eu não posso ser aos meus filhos, pois não sei onde eles estão...! Agora vcs me dando esta medalha Dela eu tive a confirmação que Maria está cuidando deles com muito amor! "
Ela chorava e eu chorava junto e lhe dei um abraço....na certeza que Maria tinha respondido a sua oração de Mãe...Ela que cuida de nós e nos leva ao Coração de Jesus!

E provindencialmente...amanhã teremos uma Missão Madalena aqui no Santuário São Judas, em São Paulo, com os jovens da Arquidiocese de São Paulo, em preparação a Jornada Mundial da Juventude em Madri! Uma iniciativa belíssima! Para que os jovens que irão a JMJ já saiam do Brasil com o espírito e coração missionário! Estamos indo em missão na Europa! "Ai de mim se eu não evangelizar!"

Na Jornada Mundial da Juventude de Toronto, em 2002...o dia que tivemos a nossa missa de envio para Toronto, estávamos na pré-jornada nos EUA e saímos no dia 22/07 e o bispo nos disse: Vamos em missão a Toronto , como Maria Madalena...pois vimos o Senhor!

Iniciaremos com a missa, celebrada pelo Pe. Gil, que acompanha o Setor Juventude aqui no Santuário às 17h e depois iremos expor o Santíssimo Sacramento até às 21h e alguns jovens sairõa em missão pelas ruas do bairro...onde elas trabalham!
Se você não puder vir.....peço a sua intercessão juntamente com Maria Madalena...para que possamos ser discípulos e missionários..rumo a JMJ...com o coração aqui no Brasil e naqueles que como Madalena precisam experimentar este amor de Jesus!!!

Unidos no Coração de Jesus e na intercessão de Santa Maria Madalena!
Maristela

"Causando" neste fim de semana

1. Casamento da Erika e do Fabio, ambos do Ministerio Eucaristico. Quem faz é o nosso querido pe. Fabio, direto de Taubate. Nos alegramos com os noivos e contem sempre com a nossas oraçoes e a nossa torcida!

2. Missao Madalena: Missa de envio as 17h no Salao Dehon, exposiçao do Santissimo Sacramento e logo apos saida em missao, que consiste na evangelizaçao dos irmaos travestis e prostitutas. Esta missao é essencialmente evangelica pois o Senhor resgatou varias pessoas do seu tempo da situaçao de prostituiçao, amando-os em primeiro lugar.

3. Dia de Espiritualidade para o Catequista de Crisma: A crisma trabalha com a juventude em sua fase mais desafiadora, ou seja, a transiçao do mundo adolescente para o mundo adulto. Por isso, os nossos catequistas devem estar bem preparados espiritualmente. Eis o sentido deste dia de espiritualidade. O encontro sera todo o domingo, com a assessoria do Ir. Gilmar e terminara com a missa das 16h30.

4. Missa de Envio dos jovens que irao à JMJ em Madrid, celebrada pelo Cardeal D. Odilo na catedral da Se, às 11h. E claro, os jovens do Santuario estarao la, recebendo o envio do nosso pastor maior, nosso querido cardeal.

5. Missa da Juventude, 11h30. Domingo sem missa é Domingo sem graça. Venha renovar a tua fe, tua esperança e a tua confiança em Deus!

6. Esqueci alguma coisa?

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Missao Cumprida" por Claudia, MDJ

Um coração que aprende! Este foi o tema do Regional da MDJ que aconteceu nos dias 16 e 17 de julho na cidade de Lavras no Recanto Sagrado Coração de Jesus.Ao todo estiveram presentes 91 missionários dos grupos de Minas, Rio,Paraná e São Paulo.

Os trabalhos do primeiro dia começaram com uma adoração ao ar livre preparada pelo grupo de Taubaté, seguida pela formação “Aprender a ser missionário" conduzida pelo pe. Willyans e o missionário Marcio do Rio.

No período da tarde visitamos a Fazendinha, que é uma casa de recuperação para usuários de drogas fundada pelo saudoso Pe Israel e mantida pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o tema do encontro lá foi “Aprendendo com nossas fraquezas”.Terminamos o dia de sábado com uma animada festa a fantasia. No domingo pela manhã houve um momento de partilha de todos os grupos da MDJ e instruções para o planejamento de atividades conduzido pelas missionárias Emanuelle e Claudia do grupo de São Paulo.

Foi um Encontro Lindo que revigorou a nossa confiança e entrega ao Coração de Jesus.

Um Abração,
Claudia

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Peça Teatral apresentada pelo VIVARTE emociona!


O filosofo Jean Guitton, que era tambem um pintor requintado, tinha efetivamente posto em paralelo o Sagrado e a Arte porque - escrevia - em ambos coexistem o numem e o lumem: o numem, ou seja o misterio, o transcendente, o invisivel e o inefavel, o infinito e o eterno, mas tambem o lumem, isto é a revelaçao, a epifania, a inteligibilidade e o encontro (Ravasi).

O que o Grupo Vivarte proporcionou aos que assistiram a peça "Ate Quando?" foi exatamente isto: um encontro com a Arte e com o Sagrado. O Belo e o Sagrado. O inicio da peça é impactante: O Cristo crucificado. O julgamento toca a alma, mas no final vence a Esperança. Parabens ao grupo, a iniciativa de evangelizar atraves do teatro é sensacional. Basta lembrar que o nosso querido Joao Paulo II ja fazia do teatro arma para a evangelizaçao.

Deixo para voces do Vivarte uma bela fala do Papa Bento XVI: "A Igreja e os artistas voltam a encontrar-se, a falar entre si, a defender a necessidade de um dialogo que quer e deve tornar-se cada vez mais intenso e articulado; tambem para oferecer as culturas do nosso tempo um exemplo eloquente de dialogo fecundo e eficaz, destinado a tornar este nosso mundo mais humano e mais bonito".

Valeu grupo Vivarte!
pe. Gil

Uhu! Balada de Cristo do Vivarte! Muito divertida! Queremos repeteco!

Sucesso absoluto a Balada de Cristo neste sabado à noite promovida pelo Grupo VIVARTE. Se o objetivo era se divertir, dançar, encontrar amigos ouvindo musicas em altura maxima, e pulando feito pipoca, o objetivo foi alcançado. O Leandro e o Marcelo foram DJ's nota 1000! Temos que fazer uma outra, e depois outra, e depois mais outra, hehehhe. Mega legal a iniciativa!

MDJ em encontro regional em Lavras!


O grupo dos jovens missionarios do nosso Santuario, a MDJ, passou o final de semana em Lavras(MG), cidade onte acontece a atual etapa das Missoes Dehoniana. O encontro serviu para animar todos os missionarios (Rio de Janeiro, Sao Paulo e Minas Gerais mais padres, fratres e seminaristas) para o trabalho missionario em janeiro/2012. Em seu retorno, o grupo dos jovens missionarios se ocupara da evangelizaçao que sera feita em agosto nas escolas. Pela foto acima, percebe-se o entuasiamos e a alegria de todos. Parabens pela dedicaçao!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Missao Madalena: quem topa o desafio?


Uma bela experiência missionária estara acontecendo no fim-de-semana de 23 e 24 de julho: a Comunidade Emanuel, após um profundo momento de oração e formação aqui no nosso Santuário São Judas Tadeu, enviará dezenas de missionários para irem ao encontro de mulheres e travestis que se encontram em situação de prostituição na Avenida Indianópolis, para partilhar de seus sofrimentos e rezar com eles e por eles. Maiores informações através do e-mail: csprudente@gmail.com. Eu, padre Gil, estarei là. Venha voce tambem!

Envio Missionario dos Jovens que irao a JMJ em Madrid

No próximo domingo, 24 de julho, na Catedral da Sé, missa das 11h, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, fará o envio de dezenas de jovens que irão a Madrid,  participar da Jornada Mundial da Juventude. Estarao presentes os jovens do Santuario Sao Judas Tadeu!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Evangelho de hoje: Jesus alivia o fardo que é a vida!


"Vinde a mim todos vos que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso.
Tomai sobre vos o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coraçao, e vos encontrareis descanso.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve".

O Evangelho de hoje, capitulo 11 de Mateus, de tao lindo, nao cabe nem comentarios. O Senhor nos faz um convite e uma promessa...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dia de Espiritualidade Catequese Crisma



A Comissao de Catequese de Crisma convida a todos os Catequistas para um dia de espiritualidade, com o intuito de reiniciarmos bem o nosso segundo semestre. O pregador deste dia sera o Ir Gilmar Ferreira, formador dehoniano que trabalha atualmente em Lavras (MG). O Tema será: “O catequista e a sua vida cristã”. Será uma grande oportunidade para iniciarmos os trabalhos de catequese com os corações e mentes preparados para a missão que Jesus destinou para todos nós, seus agentes junto ao povo.
Onde: Santuário Sao Judas Tadeu, 24 de Julho
Horario: 08h30 e se encerrará às 16h00, com uma celebração eucarística. Todos os catequistas, antigos e os que iniciarão, estao convidados.
É fundamental a presença de todos, pois, para o catequista que desperta a fé do irmão, deve ser ele, sobretudo, pessoa de fé inabalável.

Fraternal abraço
pela Comissao: Michelle, Fabiola, Sami e pe. Gil

Muitos jovens no Pos-EJC!


Foi muito divertido o encontro com os jovens que fizeram o EJC duas semanas atras. Ontem, domingo, foi o dia do SIM, ou seja, hora de aderir a algum dos grupos de jovens do Santuario ou ate mesmo a formar um grupo proprio.

A tarde começou com os testemunhos dos jovens. Eu nao estava la, mas me disseram que foram testemunhos fecundos, profundos, prova de que este encontro com Cristo marcou o coraçao de cada um deles. Com certeza, viveremos desta Graça que o Senhor nos deu ainda por muito tempo no trabalho com a juventude da nossa paroquia.

Depois do testemunho vieram os Workshops, ou seja, cada grupo de jovem procurou explicar o seu carisma, a sua identidade, convidando o jovem a participar, a conhecer melhor o grupo. Surpreendeu-nos a adesao e o interesse da galera. Alegria total: um grande numero dos encontristas agora faz parte do nosso Santuario. Gloria a Deus, pois é ELE que faz a obra acontecer. Mais uma vez, muito obrigado a todos os jovens que trabalharam neste EJC. Que trabalho bonito voces fizeram!

Terminamos o encontro ja a tardinha, aos pés de Maria, na gruta do Orfanato, onde nos consagramos a Ela. Que Maria, mae da Juventude, guarde os nossos jovens debaixo do seu manto protetor.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Missa de hoje: A luta entre Jaco e Deus!


A primeira leitura da Missa de hoje é tirada do Genesis (32, 23-33) e narra a luta entre Jaco e o Senhor. Com certeza, é um dos mais belos e significativos trechos da Escritura. Olha o que fala sobre ele o nosso Bento XVI:

"Nesta leitura o povo de Israel fala da propria origem e delineia as caracteristicas de uma relaçao especial entre DEUS e o HOMEM. Por isso, como é afirmado tambem no Catecismo da Igreja Catolica,  'a tradiçao espiritual da Igreja viu nesta narrativa o simbolo da oraçao como combate da fé e vitoria da perseverança".

O texto biblico fala-nos da longa noite da busca de Deus, da luta para conhecer o seu nome e para ver o seu rosto; trata-se da noite da oraçao que, com tenacidade e perseverança, pede a Deus a bençao e um nome novo, uma renovada realidade, fruto da conversao e do perdao.

Assim, a noite de Jaco torna-se para o fiel um ponto de referencia para compreender a relaçao com Deus que, na oraçao, encontra a sua maxima expressao. A oraçao exige confiança, proximidade, quase num corpo a corpo simbolico nao com um Deus adversario, inimigo, mas com o Senhor que abençoa, que permanece sempre misterioso, que parece inalcançavel.

Por isso, o autor sagrado utiliza o simbolo da luta, que implica força de espirito, perseverança e tenacidade para alcançar aquilo que se deseja. E se o objeto do desejo é a relaçao com Deus, a sua bençao e o seu amor, entao a luta nao podera deixar de culminar no dom pessoal a Deus, no reconhecimento da propria debilidade, que vence precisamente quando consegue entregar-se nas maos misericordiosas de Deus".

Entao, ilumine o seu dia com a densidade da primeira leitura da missa de hoje.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Valeu EJC! Obrigado, Senhor!

E eu que nao sabia que nos tìnhamos no Santuario um movimento de jovens que, em apenas um encontro leva JESUS para perto de quase 300 jovens! E eu que ja tinha esquecido como é o rosto do jovem que trabalha para o Senhor e tem no coraçao a sede de apresentar o Cristo para o outro jovem, seu irmao? E eu que havia subestimado a força que é um jovem evangelizando um outro jovem? E eu que nao perdi ainda a capacidade de me assombrar com a extrema novidade que JESUS significa, e como ELE tem a força de atrair, mais de 2000 anos depois, os jovens para si? Entao, pude perceber de novo tudo isto neste 21° EJC.

Quero dizer um grande obrigado a toda a equipe EJC! Obrigado porque voces, colocando-se ao serviço da Igreja, permitiram que muitos jovens fizessem uma experiencia fecunda e marcante com o Senhor! Eu sempre acreditei que padres sozinhos nao fazem a evangelizaçao acontecer. Ela acontece quando o leigo ocupa o seu protagonismo. E vi isto muito forte neste EJC. E isto! Avante Igreja, Povo de Deus!

Obrigado a todos os jovens, de idade e de espirito, que trabalharam neste EJC. Voces, com o trabalho e a dedicaçao, mostraram a cada jovem encontrista que "a felicidade que eles buscam, a felicidade que eles tem o direito de saborear, tem um nome, tem um rosto: o de Jesus de Nazaré, escondido na Eucaristia"(Bento XVI).

E a surpresa, ao menos para mim, de todo o encontro, foi ver todos os grupos do Santuario (com ao menos um representante) participando do encontro. Parabens ao EJC por ter contribuido para esta uniao. Com certeza, este foi um dos maiores frutos do EJC: o fruto da Unidade! Foi muito legal ver a galera trabalhando junto com o rosto brilhando. O Espirito Santo constroi a Unidade quando todos se colocam a disposiçao, de peito aberto! E sempre assim: todas as vezes em que nos colocamos à disposiçao,  o Senhor faz a obra acontecer. #tamujunto

Obrigado, Senhor!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

EJC decola! Vamos interceder pelos quase 100 jovens!

Começa amanha no nosso Santuario um dos mais importantes trabalhos com a juventude de Sao Paulo. O EJC - Encontro de Jovens com Cristo! Voces ja imaginaram a importancia deste encontro em um mundo em que os caminhos oferecidos pela juventude terminam sempre no prazer, no poder, ou no ter,sem nenhuma garantia de paz ou felicidade?

O EJC esta ai e vai apresentar ao jovem um caminho onde no final esta JESUS, Caminho, Verdade e Vida! Uau! Nao é pouco nao. O EJC vai mostrar JESUS ao jovem. Vai mostrar  que para a loucura que é a vida, existe sim uma RESPOSTA e esta resposta é JESUS! Simples assim! Reze pelos mais de 100 jovens que evangelizarao quase outros cem! Que abramos o nosso coraçao e permitamos que o Senhor faça a obra acontecer!