terça-feira, 5 de julho de 2011

Missa de hoje: A luta entre Jaco e Deus!


A primeira leitura da Missa de hoje é tirada do Genesis (32, 23-33) e narra a luta entre Jaco e o Senhor. Com certeza, é um dos mais belos e significativos trechos da Escritura. Olha o que fala sobre ele o nosso Bento XVI:

"Nesta leitura o povo de Israel fala da propria origem e delineia as caracteristicas de uma relaçao especial entre DEUS e o HOMEM. Por isso, como é afirmado tambem no Catecismo da Igreja Catolica,  'a tradiçao espiritual da Igreja viu nesta narrativa o simbolo da oraçao como combate da fé e vitoria da perseverança".

O texto biblico fala-nos da longa noite da busca de Deus, da luta para conhecer o seu nome e para ver o seu rosto; trata-se da noite da oraçao que, com tenacidade e perseverança, pede a Deus a bençao e um nome novo, uma renovada realidade, fruto da conversao e do perdao.

Assim, a noite de Jaco torna-se para o fiel um ponto de referencia para compreender a relaçao com Deus que, na oraçao, encontra a sua maxima expressao. A oraçao exige confiança, proximidade, quase num corpo a corpo simbolico nao com um Deus adversario, inimigo, mas com o Senhor que abençoa, que permanece sempre misterioso, que parece inalcançavel.

Por isso, o autor sagrado utiliza o simbolo da luta, que implica força de espirito, perseverança e tenacidade para alcançar aquilo que se deseja. E se o objeto do desejo é a relaçao com Deus, a sua bençao e o seu amor, entao a luta nao podera deixar de culminar no dom pessoal a Deus, no reconhecimento da propria debilidade, que vence precisamente quando consegue entregar-se nas maos misericordiosas de Deus".

Entao, ilumine o seu dia com a densidade da primeira leitura da missa de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário