segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Esta tal Fragilidade! Evangelho de ontem



No evangelho do domingo de ontem, vimos que Jesus continua  o seu embate com os fariseus. Para você que vem sempre à missa das 11h30, já me ouviu falar na homilia tantas vezes das disputas, embates e enfrentamentos entre Jesus e os fariseus e saduceus, que eram os esclarecidos, os intelectuais, os eruditos do tempo de Jesus. Jesus não era um adversário fácil para os fariseus, afinal, quem pode vencer o filho de Deus? Quem pode lutar contra alguém que vive na mais pura graça de Deus? Mas aquilo que nos surpreende neste evangelho e que, apesar de todas os desencontros com os fariseus, Jesus faz um grande elogio a eles, ainda que depois o Senhor continue desmascarando as suas contradições.

Mas qual o grande elogio que Jesus faz aos fariseus? Está no inicio do evangelho: “os mestres da lei e os fariseus  tem autoridade para interpretar a lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem”.

È uma coisa estupenda. Jesus recomenda ao povo de seguir o que os fariseus dizem, porque, segundo Jesus, eles tem autoridade para interpretar a lei de Moisés. Ao meu ver, aqui neste ponto, Jesus está colocando o dedo na fragilidade humana. Jesus reconhece a grande fragilidade dos Fariseus, mas ainda assim fala para todo povo fazer o que eles dizem. Jesus sabe das contradições dos Fariseus e ainda assim fala para todo o povo fazer o que eles dizem, mas não fazer o que eles fazem. Falando da contradição dos fariseus, Jesus fala das nossas contradições. Falando da imperfeição dos fariseus, Jesus fala da nossa imperfeição. Todos nós somos fariseus e devemos acertar as contas com nossas imperfeições, enfim, com a nossa fragilidade.

Esta fragilidade atinge a todos nós. Desde o padre, seminaristas, casados, jovens, crianças. Esta fragilidade faz parte da realidade de cada homem de cada mulher. Foi feita ha duas semanas na Europa, em Bruxelas uma conferência para discutir a fragilidade do homem.  E nesta conferência estavam doutores, cientistas, antropólogos, filósofos, psicólogos. E constatou-se o que já se sabia: a fragilidade faz parte da condição humana sim! Faz parte da condição humana porque o ser humano não foi feito só para esta terra, só para este mundo. A vaca foi feita para esta terra. Basta você ir no pasto, olhar as vaquinhas, em paz, ruminando. Dá até inveja na gente ver a paz que a vaca sente. Ela já tem tudo o que tinha que ter. Este mundo basta para a vaca. Mas nós não. Este mundo não basta para nós. Aqui está a razão da nossa fragilidade. Queremos mais. Podemos mais. E corremos sempre atrás de mais. Mas na verdade este mais que queremos não é um conforto material, um bom emprego, um cara legal ou uma moça legal no nosso lado. Este mais que queremos, na verdade, na verdade verdadeira é Deus! Resposta para a nossa fragilidade.

E por isso que você não pode exigir a perfeição de mim, padre. Você  não pode exigir a perfeição da sua mãe, do seu pai, do seu namorado, da sua namorada. Enquanto você estiver esperando que as pessoas que você ama sejam perfeitas você vai continuar se frustando, porque o ser humano não foi feito para a perfeição. Cem por cento só Deus. Nós chegamos ao máximo, no quesito perfeição ah, sei la, 30 por cento? Não queira que o seu pai seja um super homem. Ele não dá conta. Um dia a casa cai. Não queira que a sua namorada seja a mulher maravilha. Ela não dará conta. Não queira que o seu filho seja um gênio na escola, no esporte, em casa, na rua. Você está colocando nele um fardo que ele não conseguirá carregar. Não pense que você tem superpoderes, porque você não tem. Reconheça a sua fragilidade. Reconheça a sua precariedade. E aí você saberá que reconhecer a sua fragilidade é liberdador,pois você tirará o mundo das suas costas.

Quando você reconhece a sua própria fragilidade torna-se mais tolerante com a fragilidade dos outros. Você sabe que tem feridas e sabe que o outro também tem. Cure as suas feridas emocionais e ajude os outros curarem a deles. Mas tem gente, que na hora da discussão , da raiva, da briga joga sal na ferida no outro, e ai, uma ferida que já estava cicatrizando, volta a arder de novo. O que define o ser humano é a capacidade de um curar a ferida do outro. Paleontólogos descobriram uma grande tumba do tempo dos Neandertal, os primitivos mais próximos do homo sapiens, que somos nós. E nesta tumba eles descobriram que aqueles neandertais cuidavam uns das feridas dos outros e isto os humanizava!!!! Somente porque o homem sabe da sua fragilidade e possível sempre reinventar a humanidade a seu favor.

Todos nós somos frageis! Só coloque suas expectativas nas pessoas, se você já se convenceu que elas são frágeis e podem te decepcionar. Mas, por segurança, as suas expectativas devem ser colocadas Naquele que não decepciona nunca, nem ninguém, Deus Pai! Nosso unico mestre, nosso único pai, nosso único guia, nos ensinou hoje Jesus. Quem não reconhecer a sua fragilidade será humilhado. Mas quem reconhecer a sua fragilidade será exaltado.

Um comentário: