sábado, 29 de outubro de 2011

Judas Tadeu, o décimo primeiro chamado!




O evangelho da festa de hoje é tirado do início do evangelho de Lucas que fala da escolha dos 12 homens a que Jesus deu o nome de apóstolos. O que significa apóstolo. Apóstolo significa enviado ou aquele que dá testemunho de alguma coisa. O apóstolo é  aquele que se dedica com ardor na difusão de uma idéia. E era isto que Jesus queria, homens fieis para dar testemunho de si e levar adiante o ideal do Reino de Deus.

E como Jesus sabe quão importante é esta missão, ele passa a noite toda rezando. Diz a palavra: Ele subiu a montanha e passou a noite toda em oração a Deus. Oh, irmãos, aqui já vai neste dia de São Judas duas importantes motivações para nós que brotam da palavra: A primeira, quando quisermos falar com Deus temos que subir a montanha, elevar-nos até Deus. Subir a montanha é reconhecer um Deus que está acima de nós, sobrenatural, transcendente, e que demanda da nossa parte um certo esforço para entrar em contato com ele. Subir a montanha.

A segunda motivação é a de estar em oração. Rezar. Vcs sabem que eu morei quatro anos fora do Brasil. E por incrivel que pareça, depois de um certo tempo fora, você começa a ter uma fixação, tem uma idéia que não sai da sua cabeça: Arroz e feijão! Para o brasileiro que está há muito tempo no estrangeiro não existe nada mais gostoso e necessário que o arroz e feijão, assim como o macarrão para o italiano, a batata para o inglês, o xucrute para o alemão. A nossa oração deve ser o nosso arroz e feijão. Assim como comemos um arroizinho e um feijãozinho todo santo dia, devemos também rezar todo santo o dia. A oração, rezar deve ser um hábito na nossa vida. E sendo um hábito será também uma virtude. E todas as vezes que Jesus devia tomar uma grande decisão ele entrava em oração. E aqui devemos imitar Jesus. Que as grandes ações de nossa vida e também as pequenas sejam sempre precedidas pela oração, por este contato, por esta cumplicidade com o Senhor.

E daquela multidão que ali estava Jesus escolhe doze. E entre estes doze, o décimo primeiro que Jesus chama, na narração de Lucas, é Judas, o filho de Tiago. Eis porque celebramos hoje a festa de São Judas Tadeu: Ele foi um dos escolhidos por Cristo, para ser o seu apóstolo, para dar testemunho das suas obras, para levar adiante a sua Palavra e , se fosse possível, dar a sua vida por amor Jesus. E São Judas fez tudo isto! Por isto estamos todos aqui hoje, festejando este apóstolo tão querido por Deus e pelo povo, que é São JudasTadeu!

Meus queridos irmãos e irmãs, ainda hoje São Judas para nós representa o apóstolo que testemunha Jesus. Que nos mostra Jesus. A propria arquitetura de nossas Igrejas nos ajuda a entender esta dinâmica. Quando vc entra na Igreja antiga, você se depara com uma grande imagem de São Judas Tadeu já atrás do Sacrário, podemos dizer que a Capela antiga é onde o nosso povo encontra São Judas, mas a devoção do povo não pode parar na Igreja Antiga, deve caminhar até a nossa Igreja Nova, pois ali está a grande novidade: Jesus de Nazaré. No centro do presbitério uma grande cruz e nela Jesus, nos lembrando que o crucificado ressuscitou, venceu a morte, ganhou a vida.

São Judas nos ajuda a entender que, se a vida é uma questão Jesus é a resposta. Jesus é a resposta para todas as nossas interrogações, para o nosso sofrimento, para a nossas dores, para a nossa vida. Eis o grande trunfo de São Judas Tadeu, continuamente apontar a imagem, a pessoa, o gesto de Jesus para cada um de nos. Porque São Judas fez na sua vida esta experiência. Foi morto a machadas por se recusar a adorar um falso Deus ou a professar uma outra fé. São Judas foi fiel até o fim.

Repete-se hoje, neste momento, tudo aquilo que aconteceu no tempo de Jesus. Se naquela manhã estava com Jesus uma grande multidão, também na manhã de hoje, dois milênios de anos depois, o povo de São Paulo e de fora daqui se reúnem para estar com Jesus, para ouvir Jesus, para serem curados, para tocar Jesus porque sabem que de Jesus vem uma grande força e que cura a todos nós.

Uma multidão queria encontrar Jesus. O mundo hoje também quer encontrar Jesus, o homem moderno quer  encontrar alguma coisa que dê sentido à existência. E Jesus é decisivo para o bom êxitro ou o fracasso da nossa vida.

O Papa Bento XVI, em quase todas as suas homilias seja para jovens, seja para adultos, seja para autoridades tem denunciado o grande mal do mundo moderno, do mundo contemporâneo. E aqui talvez possamos até dizer que é um novo nome no qual o diabo se apresenta: Este mal chama-se secularismo. O secularismo quer tirar do cenário tudo o que representa a fé e a religião. Um exemplo clássico são as grandes campanhas para tirar o crucifixo dos edifícios públicos.O secularismo prega que a sociedade não deve falar de Deus, de Igreja, de Fé. Enquanto Jesus nos ensina dizendo, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. O Secularismo diz: Tudo para César, nada para Deus! O Secularismo quer enfiar toda a doutrina Cristã para debaixo do tapete.

Não muito tempo faz, Stephen Hawking, considerado um dos homens mais inteligentes do nosso tempo, declarou em alto e bom som que Deus é supérfluo. Supérfluo para explicar a origem do mundo. E para o cientista o mundo poderia muito bem ter nascido do nada, sendo necessário somente  as leis da gravidade. Mas as leis da gravidade já são alguma coisa. Conclusão: mesmo que o homem considerado mais inteligente da terra hoje, diz que Deus é supérfluo, Deus se impôe porque até mesmo este homem inteligente não consegue explicar porque alguma coisa veio do nada. Do nada, nada vem. E nós sabemos que a causa da nossa vida não é um ocaso, mas é o próprio Deus. Ele nos tirou do nada, nos colocou no ser, nos deu a existência. Deus é o dono da nossa vida. A nossa vida não nos pertence . Pertence a Deus. Deus é o árbitro, o juiz. Se a vida fosse um jogo de futebol, Deus seria o dono da bola. Sem bola não tem jogo, sem vida não tem nada, e nossa vida vem de Deus.

E como tal o secularismo vem acompanhado de um grande anticlericalismo. O que significa isto. Significa a perseguição à Igreja Católica. Basta ver o número de católicos mortos em países onde a Igreja Católica é minoria. Basta ver as críticas que a Igreja católica sofre. Inclusive no nosso Brasil. Até quando seremos acusados de idólatras porquer temos fé nos nossos santos e em Maria. Temos fé sim e não nos envegonhamos disto. Temos fé em Maria que é a nossa mãe querida que intercede por nós. Temos fé em São Judas que é o nosso querido padroeiro e intercede por nós. Mastemos fé sobretudo em Jesus Cristo, porque a nossa Igreja foi fundada por ele. A nossa Igreja não foi fundada por homens. Não é a Igreja de Fulano de tal, do Sicrano de Tal. Mas é a Igreja de Jesus. E é isto que São Judas, como apóstolo, nos aponta e sinaliza para nós, a Igreja fundada por Jesus.

O nosso saudoso pe. Leo conta a história que um dia ele teve uma revelação de Deus. Ele disse que sonhou com uma cachoeira caudalosa, grande e fresca. Longe da cachoeira havia um grupo de pessoas, que não aproveitam esta água fresca e gostosa, mas pelo contrario, sentiam sede, sentiam calor, mas não se refrescavam nas águas da cachoeira. Mais perto da cachoeira havia um outro grupo, que porém recebia apenas uns respingos da cachoeira, o vaporzinho da água que caia, e estavam satisfeitos com isto. Edentro da cachoeira tinha um outro grupo, que nadavam, se refrescavam nas águas abundandes da cachoeira. E o pe. Leo dizia então que o primeiro grupo era os ateus, distantes da cachoeira que aqui representa a Igreja. O segundo grupo, ainda segundo o pe.Leo era os irmãos de outras Igrejas, que por ser de outra Igreja participava da cachoeira mas não estava toda na água. E o terceiro grupo, aqueles que se esbaldavam nas águas, mergulhavam, aproveitavam a agua era os católicos que nadavam nas águas da Igreja fundada por Jesus.

Talvez, se soubésemos de todos as benções, graças e milagres que São Judas tem feito para o nosso povo é justamente isto. Aqui na Igreja antiga, neste mundo secularizado e anticlerical, o grande milagre de São Judas, que acontece aqui todos os dias , e apontar contuante para o nosso povo Jesus, Caminho, verdade e vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário