Um australiano de 82 anos que vive perto de um penhasco usado com frequência para suicídios afirma ter convencido mais de 400 pessoas a desistir de por fim a suas vidas. Há cinco décadas, Donald Ritchie, armado apenas de seu binóculo e de um papo tranquilo, monitora o movimento no The Gap, penhasco perto de sua casa nos arredores de Sydney.
Devido ao trabalho voluntário, Ritchie foi batizado pela mídia australiana de "anjo da guarda". Ritchie passou a maior parte de sua vida observando a beira do The Gap. Quando percebia alguém muito pensativo, contemplando demais o oceano, e que havia ultrapassado as cercas existentes no lugar, o ex-vendedor de seguros de vida se dirigia ao local para conversar com a pessoa. "Com apenas um sorriso, uma saudação ou uma conversa amigável, muitas vezes conseguia fazer com que a pessoa mudasse de ideia", disse ele, em entrevista à BBC brasil. Entre seus argumentos mais eficientes está o convite para tomar um café em sua casa. Mas, atualmente, devido à idade e a problemas de saúde, Ritchie tem se limitado a observar o local e alertar a polícia em casos suspeitos. "Há dois dias salvei uma moça, ligando para a polícia."
Algumas das mortes estão registradas em seu diário, outras estão muito vivas em sua mente. "Há uns 20 anos fui salvar essa moça, ela estava quase mudando de ideia quando um carro se aproximou e ela se levantou para pular, eu a segurei, mas ela me puxou junto e foi por pouco que não caímos os dois", lembrou. Ao longo dos anos, o "anjo da guarda" recebeu várias manifestações de agradecimento e carinho, entre cartas, pinturas e até garrafas de champanha deixadas em sua porta.
Em 2006, o aposentado foi homenageado com uma medalha do governo australiano. Mas ele evita a atenção da mídia por considerar suicídio um tema bastante delicado. "Quanto mais divulgamos sobre suicídios, parece que mais eles acontecem", disse. Segundo dados do governo australiano, estima-se que cerca de 50 pessoas cometem suicídio no The Gap por ano.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
terça-feira, 27 de setembro de 2011
De: Ceylanne (CAJU) Para: Todo Mundo!
Muitas
outras coisas teria para partilhar com vocês, foram dias inesquecíveis na
presença de Jesus Cristo, com a intercessão da virgem Santíssima. Conheci várias
pessoas, falei outras línguas sem saber ao certo, troquei bandeiras, pulseiras,
cds, tive um anjo ao meu lado (Dani estou falando de vc amiga, vc realmente foi
um anjo de Deus!), compartilhei experiências, levei o meu carisma da Alegria da
Ressurreição comigo e todos os meus irmãos de comunidade no coração (senti
muito, muito a falta de vocês, viver a JMJ em comunidade deve ser ainda mais
maravilhoso), rezei por todos os meus amigos e família, senti o Céu se abrir em
Madri, com a presença viva do Espírito Santo a nos conduzir. Voltei cansada, mas
com o coração explodindo de alegria por ter Jesus como amigo, por ter irmãos que me
ajudam na caminhada, por pertecer a Igreja Católica, esposa de Cristo, Mãe
zeloza dos seus fiés, por amar o Papa e ter certeza que ele nos ama e reza por
nós. Valeu a pena todos os sacrifícios, todas as renúncias, toda a mortificação.
Até o Rio 2013, porque firmes na fé temos que começar a fazer discípulos em
todas as nações.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
A Cruz, Maria, o Jovem e MIssão Madalena
Uma avenida, uma noite, muitas vidas e uma Cruz que nos leva a peregrinar em busca daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro amor.
Madrugada de terça-feira, 20, no Santuário São Judas Tadeu em São Paulo, se encontram a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ícone da Virgem Maria e Jesus Sacramentado sendo adorado numa vigília. E do lado de fora, alguns jovens foram ao encontro das prostitutas para levarem o amor de Deus.
“Posso te dar um presente?”, indagou Maristela Ciarrochi – quem nos conduziu até o Planalto Paulista, lugar onde a prostituição é visível aos olhos de quem passa- “Sim”, responde a moça com olhar desconfiado sem saber o que lhe esperava. De repente uma flor e uma medalha de Nossa Senhora das Graças (Aquela que lhe concede o que pedes, mas também o que não pedes). Eis que a madrugada deixa de ser tão pesada e com tanto desamor. (leia todo o emocionante relato em http://destrave.cancaonova.com/aqui-e-lugar-de-prostitucao-nao-rezem/
Retiro Catequistas Crisma com pe. Marcelo Reis
Queridos Catequistas de Crisma!
Depois da bela e fecunda formação com o Irmão Gilmar, teremos agora no próximo dia 02 de Outubro mais uma formação, agora com o nosso querido pe. Marcelo Reis, ex-reitor do nosso Santuário. Poderíamos dizer: Nossa, mais uma formação? Mas no mesmo instante responderíamos: Sim, porque formação nunca é demais. O Catequista tem de ser um dos primeiros a ter feito uma profunda experiência de Deus em sua vida para então, repassá-la aos irmãos, e aqui no caso, aos catequisandos.
A missão do catequista será tanto mais fiel quanto mais estiver em união com Deus, ou seja, quanto mais o enviado viver da vida daquele que envia, numa humildade de se saber apenas instrumento, já que o principal catequista é o Espírito Santo.
Ao catequista cabe apenas a missão de ajudar os catequisandos a acolher a ação do Espírito Santo, que há-de fazer com que cada fiel compreenda o sentido profundo do Mistério de Cristo. O catequista é chamado a ser um facilitador da acção do Espírito Santo na vida de cada adolescente e na sua conversão ao Senhor Jesus. Esta realiza-se, em última instância, na relação única e pessoal do jovem com Deus.
Então, VENHA, de corpo, alma e sobretudo, coração! Início 8h30 e término às 16h com a missa celebrada pelo pe.Marcelo.
sábado, 24 de setembro de 2011
A Cruz, Maria e o Jovem: Chuvas de graças para o Santuário São Judas Tadeu
Não posso deixar de dizer, por isto o digo agora!
Foi bastante marcante a presença da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora aqui no Santuário São Judas Tadeu. Tudo aquilo que nós imáginavamos que poderia acontecer, aconteceu em um grau muito, muito maior. Nos padres, em nossas reuniões aqui em casa, sempre ficávamos um pouco reticentes: será que vai dar certo? Será que o povo vem? mas é meio de semana, o povo trabalha, será que... Estávamos , na verdade, subestimando o poder da Cruz!
O grande protagonista de todo o evento foi a juventude. Os jovens dos grupos e os jovens fora deles. Era tocante ver como o jovem abraçava, beijava, tocava e permanecia um longo tempo perto da Cruz, rezando a sua juventude e renovando a sua confiança no Senhor. Para um mundo que prega a ideologia do prazer incansavelmente à juventude, a força da Cruz foi a resposta.
Já na chegada da Cruz grande alegria. Fogos, fogos e fogos! Mas a grande surpresa estava reservada para a missa das 15h, presidida pelo nosso querido D. Tomé. O Santuário completamente lotada, mais de 2000 pessoas! A liturgia da missa viu o empenho dos nossos jovens: na acolhida, no ato penitencial, nas leituras, no ofertório, nas preces, na ação de graças, nos cantos animados pelos jovens seminaristas. Foi demais! No ar, um grande louvor a Deus que na Cruz nos mostra o absurdo do seu amor. E no final, todo o povo de Deus em peso, com um beijo na cruz, deixava público a sua esperança em Deus.
Às 18h, logo após a missa das 17h, também em torno da Cruz e do ícone, e também muito festiva, foi apresentada a Via Sacra. Gente, e que via sacra! O Grupo VIVARTE a representou com quadros vivos onde todos vestiam preto que contrastava com a luz forte, amarela. Foi uma via sacra limpa e dura. Ao mesmo tempo certeira e envolvente. Lembrava Beckett em "Esperando Godot". E olha que todos estes jovens trabalham. Onde arrumam tempo para fazer tudo isto? Oras, quando se ama e faz por amor, tempo aparece.
Já perto da meia noite, depois da tocante celebração presidida pelo Cardeal Odilo - onde comemorou-se o seu aniversário - e também depois do programa ao vivo PHN do Dunga, transmitido ao vivo pela Canção Nova aqui do Santuário, então, depois destes dois momentos também de peso, veio a Vigília da Juventude, que atravessou toda a madrugada. Como Deus é Bom! Como ele se dá com generosidade!!!! O cenário durante toda a madrugada era: a Cruz, Maria, o jovem e o Santíssimo Sacramento. Quantas graças derramadas! São coisas que não tem como descrever...
Ao final, na missa das 7h, a despedida, A Cruz e o ícone de Maria partiram para a outra Paróquia. Para ser RESPOSTA a outros jovens, mas na verdade, não partiram: ficaram no coração da juventude, e de certa forma, levou todos os nossos jovens, com Eles.
Bendito seja João Paulo II, que acolhendo o Espírito, intuiu que a grande força para a Juventude, neste mundo globalizado e informatizado, os dois grandes símbolos para a juventude contemporânea serão: a força que se depreende da Cruz de Jesus e a intercessão materna de Maria!
Ministério Eucarístico se põe a serviço no Bota Fé
"Enrico e Ministério Eucarístico: o Céu fez festa quando viu aquela tenda de Adoração repleta de jovens, e também pela sua vida Enrico, que o espírito Santo conserve em você a unção. Foi um dos momentos mais marcantes, ve-lo pregar a palavra e alimentar a fé daquele povo"
assinado: responsáveis pela liturgia do Bote Fé
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
De: Beth, Comunidade Emanuel à Galera de Deus do Santuário São Judas
Beth e Maristela, da Comunidade Emanuel e do nosso Santuário, duas meninas de Jesus, com certeza! |
Aprendi, através de minhas próprias falhas, que a nossa igreja não é perfeita enquanto humana, mas que com oração, obediência e humildade para recebermos a graça, nós podemos ser o que Deus quer que sejamos.Observei e vivenciei em Madrid, o quanto a nossa igreja é viva e diversificada.
Por meio das catequeses, percebi que sempre é tempo de aprender mais sobre a nossa fé, não só porque às vezes sinto que algumas pessoas mais velhas têm uma atitude que parece um pouco condescendente para com os jovens dentro da igreja, mas porque um dia também serei mais velha, e quero me recordar deste momento, destes ensinamentos, deste Pentecostes que eu vivi em Madrid, que a juventude está na pureza do coração, me lembrar que foi o discípulo mais jovem que esteve ao lado de Jesus na hora de sua paixão e morte.
Desde
que retornei, tenho meditado muito sobre tudo que vivi e aprendi nesta jornada,
e farei o possível para colocar em prática.
Gostaria
que todos experimentassem esta efusão do Espírito, que é a JMJ. Ao contrário do
que muitos pensam, a JMJ do Rio não se iniciará em 23 de julho de 2013, ela já
começou, e depende da oração e doação de cada um de nós para tocar o máximo de
pessoas.Desde já, a CNBB está correndo com os preparativos, e é chegado o tempo de nós nos unirmos como Igreja, e valorizarmos este presente que recebemos de Deus. O tema escolhido para esta JMJ, vem do evangelho de Mateus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)
O Senhor convida todos a sermos como São Paulo e fazermos discípulos, mostrarmos para o Brasil e o mundo o quanto a Igreja é viva, e arde com o fogo do Espírito Santo. Portanto, peço a cada um que está lendo este email, que façam o convite a quantos puderem para comparecer ao evento da chegada da cruz no Brasil, para que São Paulo e o Brasil sinta a JMJ começando, sinta a vitalidade da igreja.
Neste
feriado, pude ver no noticiário muitas passeatas, muitos protestos... Mas
gostaria que a nossa passeata para chegar ao Campo de Marte fosse a maior que o
Brasil já viu, e que ela seja para abrir os corações das pessoas ao Coração que
tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes
testemunhar seu amor.
Convido
todos, a participarem também dos eventos relacionados à vinda da cruz ao
Santuário São Judas Tadeu.Sei dos compromissos de todos em sua vida diária, em seus trabalhos e com seus familiares, mas para meditarem deixo-vos uma última mensagem: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6,33)"
Unidos no Coração de Jesus.Beijos,Bete.
Festa CAJU - Estaremos todos lá! Iupiiiii!
Está chegando o dia de celebrarmos juntos a alegria da ressurreição!
Por isso, será uma alegria tê-lo conosco dia 17/09. Às 16h00 - Momento de Louvor e Celebração, 19h30 - Missa em ação de Graças) na Paróquia São Judas para celebrarmos as graças que a CAJU
tem vivido nesses 3 anos de missão em São Paulo.Venha celebrar conosco!
tem vivido nesses 3 anos de missão em São Paulo.Venha celebrar conosco!
Vamos encher esse lugar de alegria! A alegria da ressurreição!
KARAOKE DO EJC: EU VOU E AMEAÇO CANTAR, hehehehehe
sábado, 10 de setembro de 2011
Evangelho Final de Semana: Perdoar para Recomeçar
Sempre que ouvimos no evangelho Jesus falar: "O Reino dos Céus é ..."devemos redobrar a nossa atenção pois virá alguma novidade a respeito do significado do Reino dos Céus e o que vamos encontrar lá. Já sabemos, por outras comparações feitas por Jesus que o Reino dos Céus será para nós uma grande SURPRESA e uma enorme FELICIDADE. E no evangelho deste domingo o Senhor nos revela mais um elemento que encontarremos no Reino dos Céus. Vamos lá!
Jesus compara o Reino dos Céus, na saborosa história que Ele conta, a um lugar onde existe MUITA misericórdia e MUITO perdão. Atenção agora: O Reinos dos Céus é o lugar onde TODO MUNDO PERDOA TODO MUNDO, é um lugar de perdãozões e perdãozinhos, heheheheheh. Quer saber o que é o Reino dos Céus, diz Jesus, imagine um lugar onde TODO MUNDO PERDOA TODO MUNDO (TMPTM). Tem TMPTM onde você está? Tem? Então o Reino está perto de você. Não tem? O Reino tá longe...
Se queres saber o tamanho da misericórdia de Deus, imagine quando você vai a praia, pega um punhadinho de areia e joga no mar. Em questão de segundos a areia é dissolvida na vastidão do mar. O punhadinho de areia representa os nossos pecados. A vastidão do mar é a misericórdia de Deus. Não se iluda, a misericórdia de Deus é sempre maior que o seu pecado.
Domingo passado falávamos da regra de ouro, ou seja, "Faça aos outros aquilo que você deseja que os outros façam contigo". Neste domingo a regra mudou. Para melhor. E a regra do amor: "Faça aos outros aquilo que Deus fez com você". O que Ele fez? Nos sustenta com a sua Misericórdia. E quer que façamos o mesmo. Que sejamos mais pacientes e não esperemos a perfeição de ninguém, só a nossa. Ao invés de sermos muito rigorosos com os outros e relaxados conosco, sejamos rigorosos conosco e misericordiosos com os outros. O marido ideal não ronca, não toma cerveja, levanta a tampa da privada. Este ser não existe! A esposa ideal não fala muito, não gasta muito, e ainda por cima gosta da sogra? Este ser não existe! Ter misericórdia significa conviver com as imperfeições das pessoas que amamos.
Neste domingo o Senhor quer que sejamos misericordiosos. Quer que saibamos perdoar. Talvez, seja porque Deus sabe que perdoar é a unica forma de recomeçar. Cair todo mundo cai. Fica no chão quem quer. Para levantar, eis aí, é preciso misericórdia. Primeira a de Deus, depois a do irmão.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
DE: Vivi CAJU Para: Todo mundo!
Olá, irmãos amados !
A CAJU, fundada em Belém há 52 anos pelo Cônego Raul Tavares de Sousa, celebra em setembro de 2011, 3 anos de atuação em São Paulo.
Nossas atividades de formação e espiritualidade acontecem no Santuário São Judas Tadeu, que acolheu a comunidade como uma verdadeira família, oferecendo todo apoio para que cada vez mais pessoas possam experimentar a alegria da ressurreição, carisma da CAJU.
Você faz parte desta história!
Por isso, será uma alegria tê-lo conosco dia 17/09
Você faz parte desta história!
Por isso, será uma alegria tê-lo conosco dia 17/09
para celebrarmos as graças que a CAJU tem vivido nesses 3 anos de missão em São Paulo. Venha celebrar conosco!
Vamos encher esse lugar de alegria! A alegria da ressurreição!
Vivianne Penna de Miranda
Coordenadora do Núcleo Missionário São Paulo
Casa da Juventude Comunidade Católica – CAJU
terça-feira, 6 de setembro de 2011
14° CristoArte, quem foi, viu: Uma Maravilha!
JESUS CRISTO, em sua pregação, mostrou-se como sendo a
“Verdade”. Dostoievski, em uma intuição profunda, declarou: “A beleza salvará o
mundo”. O CRISTOARTE revelou-nos através da beleza da arte do teatro a Verdade
sempre vigorosa que Cristo é para nós!
Gostaria, em nome do Santuário São Judas Tadeu, dizer um grande MUITO OBRIGADO ao Grupo VIVARTE, que soube organizar este 14° Cristoarte com tanto carinho, organização e arte. O grupo estava todinho lá, concentradíssimo no projeto, mostrando a sua união e o prazer de trabalhar “em grupo”. Como uma forte corrente, cada elo cumpria a sua missão. Sabemos que não é fácil colocar um projeto tão complexo como este de pé; demanda trabalho e sacrifício. Mas os frutos fizeram valer a pena todo o esforço investido e daí só nos resta constatar: a evangelização se enriquece quando o VIVARTE se mexe!
Em um desfile de 10 peças teatrais (sábado e domingo) textos, atores, atrizes, cenários, técnica, trilhas sonoras foram lavando a nossa alma, nos suprepreendendo aqui e ali, nos emocionando, nos fazendo pensar e refletir, rir e chorar, enfim, nos convertendo à Beleza e a Verdade. E no fim a revelação de um grande mistério: Como a “mentira” do teatro pode nos deixar cara a cara com a Verdade que nos interpela de modo tão veemente?
Quantos jovens! Mais de 300, com certeza. De São Paulo e de fora daqui. Uma juventude que mostra possuir uma bela amizade com o Senhor. Amém! Ao final de tudo, e da premiação que foi divertitíssima, sai do auditório me perguntando: até quando os jovens do Santuário São Judas vão continuar nos surpreendendo?
pe.Gil
Gostaria, em nome do Santuário São Judas Tadeu, dizer um grande MUITO OBRIGADO ao Grupo VIVARTE, que soube organizar este 14° Cristoarte com tanto carinho, organização e arte. O grupo estava todinho lá, concentradíssimo no projeto, mostrando a sua união e o prazer de trabalhar “em grupo”. Como uma forte corrente, cada elo cumpria a sua missão. Sabemos que não é fácil colocar um projeto tão complexo como este de pé; demanda trabalho e sacrifício. Mas os frutos fizeram valer a pena todo o esforço investido e daí só nos resta constatar: a evangelização se enriquece quando o VIVARTE se mexe!
Em um desfile de 10 peças teatrais (sábado e domingo) textos, atores, atrizes, cenários, técnica, trilhas sonoras foram lavando a nossa alma, nos suprepreendendo aqui e ali, nos emocionando, nos fazendo pensar e refletir, rir e chorar, enfim, nos convertendo à Beleza e a Verdade. E no fim a revelação de um grande mistério: Como a “mentira” do teatro pode nos deixar cara a cara com a Verdade que nos interpela de modo tão veemente?
Quantos jovens! Mais de 300, com certeza. De São Paulo e de fora daqui. Uma juventude que mostra possuir uma bela amizade com o Senhor. Amém! Ao final de tudo, e da premiação que foi divertitíssima, sai do auditório me perguntando: até quando os jovens do Santuário São Judas vão continuar nos surpreendendo?
pe.Gil
Grupo Apocalipse, grande vencedor do 14° CristoArte |
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Chegada da Cruz da JMJ no Brasil e no Santuário!Yes!
A - Chegada da Cruz da JMJ
no Brasil – 18.09
Sairemos todos juntos da Estação
São Judas do Metrô conforme pedido da Arquidiocese. Saída: 12h30, depois da Missa da Juventude. Os bonés já estão comigo(R$2,50).B - Chegada da Cruz da JMJ no Santuário - 20.09
A acolhida para as missas, para o PHN e para a Vigília, será feita pelos jovens (com bandeirinhas), juntamente com a Pastoral da Acolhida. Responsáveis: Silvia, Juliana e Lucileide e Crisma
Missa das 15h – Liturgia da Festa da Exaltação da Santa Cruz; Preside: D. Tomé; Cantos: Seminaristas; Liturgia: MDJ, TEA, EJC, B. PROMESSAS
Missa das 17h – Liturgia da Festa da Exaltação da Santa Cruz; Preside: Padre do Setor; Cantos: Ministério Eucarístico; Liturgia: ANJOS DA LUZ, CAJU, EMANUEL, CRISMA
VIA SACRA – Responsabilidade: Grupo VIVARTE
Show – Dunga e PHN com transmissão pela Canção Nova
Vigília para todo o povo organizada pela Juventude, 23h.
Exposição Santíssimo Sacramento – Diac. Daniel
23 às 24h – Com. Emanuel, CRISMA
24 às 01h – EJC
01 às 02h – CAJU
02 às 03h – VIVARTE
03 às 04h – Min. Eucarístico
04 às 05h – MDJ
05 às 06h – TEA
06 às 07h – Banda Promessas
Benção do Santíssimo e Missa Despedida da Cruz - Pe. Luiz Fernando
Assinar:
Postagens (Atom)