sábado, 24 de setembro de 2011

A Cruz, Maria e o Jovem: Chuvas de graças para o Santuário São Judas Tadeu


Não posso deixar de dizer, por isto o digo agora!
Foi bastante marcante a presença da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora aqui no Santuário São Judas Tadeu. Tudo aquilo que nós imáginavamos que poderia acontecer, aconteceu em um grau muito, muito maior. Nos padres, em nossas reuniões aqui em casa, sempre ficávamos  um pouco reticentes: será que vai dar certo? Será que o povo vem? mas é meio de semana, o povo trabalha, será que... Estávamos , na verdade, subestimando o poder da Cruz!

O grande protagonista de todo o evento foi a juventude. Os jovens dos grupos e os jovens fora deles. Era tocante ver como o jovem abraçava, beijava, tocava e permanecia um longo tempo perto da Cruz, rezando a sua juventude e renovando a sua confiança no Senhor. Para um mundo que prega a ideologia do prazer incansavelmente à juventude, a força da Cruz foi a resposta.

Já na chegada da Cruz grande alegria. Fogos, fogos e fogos! Mas a grande surpresa estava reservada para a missa das 15h, presidida pelo nosso querido D. Tomé. O Santuário completamente lotada, mais de 2000 pessoas! A liturgia da missa viu o empenho dos nossos jovens: na acolhida, no ato penitencial, nas leituras, no ofertório, nas preces, na ação de graças, nos cantos animados pelos jovens seminaristas. Foi demais! No ar, um grande louvor a Deus que na Cruz nos mostra o absurdo do seu amor. E no final, todo o povo de Deus em peso, com um beijo na cruz, deixava público a sua esperança em Deus.

Às 18h, logo após a missa das 17h, também em torno da Cruz e do ícone, e também muito festiva, foi apresentada a Via Sacra. Gente, e que via sacra! O Grupo VIVARTE a representou com quadros vivos onde todos vestiam preto que contrastava com a luz forte, amarela. Foi uma via sacra limpa e dura. Ao mesmo tempo certeira e envolvente. Lembrava Beckett em "Esperando Godot". E olha que todos estes jovens trabalham. Onde arrumam tempo para fazer tudo isto? Oras, quando se ama e faz por amor, tempo  aparece.

Já perto da meia noite, depois da tocante celebração presidida pelo Cardeal Odilo - onde comemorou-se o seu aniversário - e também depois do programa ao vivo PHN do Dunga, transmitido ao vivo pela Canção Nova aqui do Santuário, então, depois destes dois momentos também de peso, veio a Vigília da Juventude, que atravessou toda a madrugada. Como Deus é Bom! Como ele se dá com generosidade!!!! O cenário durante toda a madrugada era: a Cruz, Maria, o jovem e o Santíssimo Sacramento. Quantas graças derramadas! São coisas que não tem como descrever...

Ao final, na missa das 7h, a despedida, A Cruz e o ícone de Maria partiram para a outra Paróquia. Para ser RESPOSTA a outros jovens, mas na verdade, não partiram: ficaram no coração da juventude, e de certa forma, levou todos os nossos jovens, com Eles.

Bendito seja João Paulo II, que acolhendo o Espírito, intuiu que a grande força para a Juventude, neste mundo globalizado e informatizado, os dois grandes símbolos para a juventude contemporânea serão: a força que se depreende da Cruz de Jesus e a intercessão materna de Maria!

Um comentário: