quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Faça silêncio no seu coração...

Vários jovens do Santuário fazem retiro de silêncio e provam as maravilhas de Deus.
No último final de semana 20 jovens dos nossos grupos e comunidades participaram da 2ª Etapa de um valioso retiro de silêncio. A partir do desejo de paz interior, Deus falou ao coração de quem lá esteve por meio da Eucaristia, das meditações, das pregações, músicas...

Quem fez o retiro sabe que não podemos explicá-lo com palavras e muito menos em um texto. Quando nos aproximamos de Deus e deixamos Ele falar somos surpreendidos, fortalecidos e nossa vida seguramente é reorientada por valores nobres e sólidos. Converse com alguém que fez o retiro e veja que não estamos exagerando.

Fica o convite para outros jovens desafiarem-se e também fazer um dos encontros ou retiros do nosso Santuário. No próximo ano teremos o EJC, o Renascer e outros retiros. Informe-se, participe de um dos nossos grupos de jovens e permita que Deus o conduza à verdadeira felicidade. Para quem fez o retiro: parabéns, quando damos um sim para Deus...

Diácono Daniel

domingo, 6 de novembro de 2011

Quando ser Feliz é ser Santo e ViceVersa! Pula!


O evangelho de hoje traz para nós a famosa pregação que Jesus faz aos discípulos chamada as bem aventuranças. Este termo pode ser  entendido também como felicidade. Neste caso, os bem aventurados seriam considerados os felizes! Temos aqui uma belíssima pregação onde estão  presentes o RECONHECIMENTO e a PROMESSA. Reconhecimento porque Jesus sabe do sofrimento presente na realidade humana. Ele sabe das nossas dores, medos e inseguranças. E a recompensa que Jesus promete a esta fragilidade humana e nada mais nada menos que a felicidade.

Celebramos também hoje o dia de todos os santos. Santo é aquele que na sua vida se esforça para colocar em prática a palavra de Deus. Quando falamos em santos lembramos logo daqueles que fizeram coisas heróicas  e que por isto receberam da Igreja o reconhecimento da sua santidade. Podemos lembrar aqui de Santa Maria Goret que morreu defendendo a sua castidade, Santo Estevão considerado o primeiro mártir que deu a sua vida por causa do evangelho, Maximiliano Maria Kolbe que ofereceu a sua vida no lugar de um pai de familia.

Mas hoje celebramos também os santos anônimos! A santidade do pai de família que se esforça para criar e educar  bem os filhos. Celebramos a santidade da mãe de família que se dedica integralmente à sua família. Celebramos a santidade do jovem solteiro que, não obstante todos os apelos do mundo se esforça para manter a sua virgindade. Celebramos a santidade dos amigos que se esforçam para serem fiéis um ao outro. Celebramos hoje a santidade  daquele padre que também se esforça para viver os compromissos assumidos com a Igreja. Então, celebramos hoje a santidade como esforço para realizar alguma coisa boa.

E aqui a santidade se liga com a felicidade. Com certeza podemos dizer que todos os santos são felizes. E que todos aqueles que se sentem felizes estão em um caminho de santidade. Porque é impossível ser feliz quando o pecado está a sua porta. É impossível ser feliz quando nossa consciência nos acusa de alguma coisa. Sinal eloquente de felicidade é quando você coloca a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo.

Para os fariseus santos e felizes eram aqueles que seguiam os rituais de purificação, tais como lavar as mãos, não tocar em animais e pessoas impuras, não comer alimentos impuros e observar estritamente os 613 preceitos. Para Jesus ser Santo e Feliz e fazer a vontade do Pai. Ser feliz e receber a recompensa de Deus. E aí vemos que a tanto a santidade quanto a felicidade não é um luxo mas uma necessidade. Santidade rima com felicidade. Se a tua felicidade não estiver ligada diretamente a coisas boas, honestas e éticas, então a tua felicidade não é verdadeira.

Interessante notar que quando Deus cria o paraíso e coloca nele Adão e Eva que representam a humanidade ele quer que sejamos santos e felizes. Santos no sentido de obedecer a sua vontade e felizes porque o paraíso era tudo de bom. O proprio nome ja diz tudo: paraíso. Ali o homem e a mulher tinha todo o seu ser realizado, não lhes faltava nada. Mas quando eles desobedecem a Deus, perdem a sua santidade e perdem a sua felicidade. São expulsos do paraíso. Desde este dia fatídico o homem e a mulher estão a procura da sua felicidade e da sua santidade. Não temos mais uma santidade e uma felicidade dada, mas sim uma felicidade e uma santidade a serem qonquistadas. Temos que conquistar tanto a nossa santidade quanto a nossa felicidade.  E, voilá, aqui está o segredo: Adão e Eva pensavam que podiam conquistar a santidade e a felicidade com as próprias forças e faliram. Pactuaram-se com alguma coisa diferente de Deus. Então estejamos atentos: o patrocinador, a garantia da nossa santidade e na nossa felicidade e o proprio Deus. Não podemos fazer um pacto com o mundo para sermos felizes, mas com Deus.

Ser feliz significa estar bem com você mesmo, estar bem com o outro e estar bem com Deus. Quando isto acontece você pode ser considerado uma pessoa feliz. E com certeza: quando você está bem com você mesmo, você está bem com o próximo e você está bem com Deus,com certeza você está no caminho da santidade.

Não espere que a santidade e a felicidade bata a sua porta. Vá em busca. Vá conquista-las! Mas para isto é preciso dar o grande salto. A fé é um salto. Kiekegard, filósofo existencialista, dizia que ter fé é dar um salto para o abismo e saber que , no profundo do abismo nos ampara a mão de Deus. Para conquistar a felicidade e a santidade é preciso dar um salto. Talvez as coisas não aconteçam na sua vida porque você não teve ainda a coragem de dar o grande salto. Precisamos ter fé é ter a coragem de dar o grande salto e assim abrir-se totalmente para a Santicidade (santidade + felicidade)!


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Esta tal Fragilidade! Evangelho de ontem



No evangelho do domingo de ontem, vimos que Jesus continua  o seu embate com os fariseus. Para você que vem sempre à missa das 11h30, já me ouviu falar na homilia tantas vezes das disputas, embates e enfrentamentos entre Jesus e os fariseus e saduceus, que eram os esclarecidos, os intelectuais, os eruditos do tempo de Jesus. Jesus não era um adversário fácil para os fariseus, afinal, quem pode vencer o filho de Deus? Quem pode lutar contra alguém que vive na mais pura graça de Deus? Mas aquilo que nos surpreende neste evangelho e que, apesar de todas os desencontros com os fariseus, Jesus faz um grande elogio a eles, ainda que depois o Senhor continue desmascarando as suas contradições.

Mas qual o grande elogio que Jesus faz aos fariseus? Está no inicio do evangelho: “os mestres da lei e os fariseus  tem autoridade para interpretar a lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem”.

È uma coisa estupenda. Jesus recomenda ao povo de seguir o que os fariseus dizem, porque, segundo Jesus, eles tem autoridade para interpretar a lei de Moisés. Ao meu ver, aqui neste ponto, Jesus está colocando o dedo na fragilidade humana. Jesus reconhece a grande fragilidade dos Fariseus, mas ainda assim fala para todo povo fazer o que eles dizem. Jesus sabe das contradições dos Fariseus e ainda assim fala para todo o povo fazer o que eles dizem, mas não fazer o que eles fazem. Falando da contradição dos fariseus, Jesus fala das nossas contradições. Falando da imperfeição dos fariseus, Jesus fala da nossa imperfeição. Todos nós somos fariseus e devemos acertar as contas com nossas imperfeições, enfim, com a nossa fragilidade.

Esta fragilidade atinge a todos nós. Desde o padre, seminaristas, casados, jovens, crianças. Esta fragilidade faz parte da realidade de cada homem de cada mulher. Foi feita ha duas semanas na Europa, em Bruxelas uma conferência para discutir a fragilidade do homem.  E nesta conferência estavam doutores, cientistas, antropólogos, filósofos, psicólogos. E constatou-se o que já se sabia: a fragilidade faz parte da condição humana sim! Faz parte da condição humana porque o ser humano não foi feito só para esta terra, só para este mundo. A vaca foi feita para esta terra. Basta você ir no pasto, olhar as vaquinhas, em paz, ruminando. Dá até inveja na gente ver a paz que a vaca sente. Ela já tem tudo o que tinha que ter. Este mundo basta para a vaca. Mas nós não. Este mundo não basta para nós. Aqui está a razão da nossa fragilidade. Queremos mais. Podemos mais. E corremos sempre atrás de mais. Mas na verdade este mais que queremos não é um conforto material, um bom emprego, um cara legal ou uma moça legal no nosso lado. Este mais que queremos, na verdade, na verdade verdadeira é Deus! Resposta para a nossa fragilidade.

E por isso que você não pode exigir a perfeição de mim, padre. Você  não pode exigir a perfeição da sua mãe, do seu pai, do seu namorado, da sua namorada. Enquanto você estiver esperando que as pessoas que você ama sejam perfeitas você vai continuar se frustando, porque o ser humano não foi feito para a perfeição. Cem por cento só Deus. Nós chegamos ao máximo, no quesito perfeição ah, sei la, 30 por cento? Não queira que o seu pai seja um super homem. Ele não dá conta. Um dia a casa cai. Não queira que a sua namorada seja a mulher maravilha. Ela não dará conta. Não queira que o seu filho seja um gênio na escola, no esporte, em casa, na rua. Você está colocando nele um fardo que ele não conseguirá carregar. Não pense que você tem superpoderes, porque você não tem. Reconheça a sua fragilidade. Reconheça a sua precariedade. E aí você saberá que reconhecer a sua fragilidade é liberdador,pois você tirará o mundo das suas costas.

Quando você reconhece a sua própria fragilidade torna-se mais tolerante com a fragilidade dos outros. Você sabe que tem feridas e sabe que o outro também tem. Cure as suas feridas emocionais e ajude os outros curarem a deles. Mas tem gente, que na hora da discussão , da raiva, da briga joga sal na ferida no outro, e ai, uma ferida que já estava cicatrizando, volta a arder de novo. O que define o ser humano é a capacidade de um curar a ferida do outro. Paleontólogos descobriram uma grande tumba do tempo dos Neandertal, os primitivos mais próximos do homo sapiens, que somos nós. E nesta tumba eles descobriram que aqueles neandertais cuidavam uns das feridas dos outros e isto os humanizava!!!! Somente porque o homem sabe da sua fragilidade e possível sempre reinventar a humanidade a seu favor.

Todos nós somos frageis! Só coloque suas expectativas nas pessoas, se você já se convenceu que elas são frágeis e podem te decepcionar. Mas, por segurança, as suas expectativas devem ser colocadas Naquele que não decepciona nunca, nem ninguém, Deus Pai! Nosso unico mestre, nosso único pai, nosso único guia, nos ensinou hoje Jesus. Quem não reconhecer a sua fragilidade será humilhado. Mas quem reconhecer a sua fragilidade será exaltado.

sábado, 29 de outubro de 2011

Judas Tadeu, o décimo primeiro chamado!




O evangelho da festa de hoje é tirado do início do evangelho de Lucas que fala da escolha dos 12 homens a que Jesus deu o nome de apóstolos. O que significa apóstolo. Apóstolo significa enviado ou aquele que dá testemunho de alguma coisa. O apóstolo é  aquele que se dedica com ardor na difusão de uma idéia. E era isto que Jesus queria, homens fieis para dar testemunho de si e levar adiante o ideal do Reino de Deus.

E como Jesus sabe quão importante é esta missão, ele passa a noite toda rezando. Diz a palavra: Ele subiu a montanha e passou a noite toda em oração a Deus. Oh, irmãos, aqui já vai neste dia de São Judas duas importantes motivações para nós que brotam da palavra: A primeira, quando quisermos falar com Deus temos que subir a montanha, elevar-nos até Deus. Subir a montanha é reconhecer um Deus que está acima de nós, sobrenatural, transcendente, e que demanda da nossa parte um certo esforço para entrar em contato com ele. Subir a montanha.

A segunda motivação é a de estar em oração. Rezar. Vcs sabem que eu morei quatro anos fora do Brasil. E por incrivel que pareça, depois de um certo tempo fora, você começa a ter uma fixação, tem uma idéia que não sai da sua cabeça: Arroz e feijão! Para o brasileiro que está há muito tempo no estrangeiro não existe nada mais gostoso e necessário que o arroz e feijão, assim como o macarrão para o italiano, a batata para o inglês, o xucrute para o alemão. A nossa oração deve ser o nosso arroz e feijão. Assim como comemos um arroizinho e um feijãozinho todo santo dia, devemos também rezar todo santo o dia. A oração, rezar deve ser um hábito na nossa vida. E sendo um hábito será também uma virtude. E todas as vezes que Jesus devia tomar uma grande decisão ele entrava em oração. E aqui devemos imitar Jesus. Que as grandes ações de nossa vida e também as pequenas sejam sempre precedidas pela oração, por este contato, por esta cumplicidade com o Senhor.

E daquela multidão que ali estava Jesus escolhe doze. E entre estes doze, o décimo primeiro que Jesus chama, na narração de Lucas, é Judas, o filho de Tiago. Eis porque celebramos hoje a festa de São Judas Tadeu: Ele foi um dos escolhidos por Cristo, para ser o seu apóstolo, para dar testemunho das suas obras, para levar adiante a sua Palavra e , se fosse possível, dar a sua vida por amor Jesus. E São Judas fez tudo isto! Por isto estamos todos aqui hoje, festejando este apóstolo tão querido por Deus e pelo povo, que é São JudasTadeu!

Meus queridos irmãos e irmãs, ainda hoje São Judas para nós representa o apóstolo que testemunha Jesus. Que nos mostra Jesus. A propria arquitetura de nossas Igrejas nos ajuda a entender esta dinâmica. Quando vc entra na Igreja antiga, você se depara com uma grande imagem de São Judas Tadeu já atrás do Sacrário, podemos dizer que a Capela antiga é onde o nosso povo encontra São Judas, mas a devoção do povo não pode parar na Igreja Antiga, deve caminhar até a nossa Igreja Nova, pois ali está a grande novidade: Jesus de Nazaré. No centro do presbitério uma grande cruz e nela Jesus, nos lembrando que o crucificado ressuscitou, venceu a morte, ganhou a vida.

São Judas nos ajuda a entender que, se a vida é uma questão Jesus é a resposta. Jesus é a resposta para todas as nossas interrogações, para o nosso sofrimento, para a nossas dores, para a nossa vida. Eis o grande trunfo de São Judas Tadeu, continuamente apontar a imagem, a pessoa, o gesto de Jesus para cada um de nos. Porque São Judas fez na sua vida esta experiência. Foi morto a machadas por se recusar a adorar um falso Deus ou a professar uma outra fé. São Judas foi fiel até o fim.

Repete-se hoje, neste momento, tudo aquilo que aconteceu no tempo de Jesus. Se naquela manhã estava com Jesus uma grande multidão, também na manhã de hoje, dois milênios de anos depois, o povo de São Paulo e de fora daqui se reúnem para estar com Jesus, para ouvir Jesus, para serem curados, para tocar Jesus porque sabem que de Jesus vem uma grande força e que cura a todos nós.

Uma multidão queria encontrar Jesus. O mundo hoje também quer encontrar Jesus, o homem moderno quer  encontrar alguma coisa que dê sentido à existência. E Jesus é decisivo para o bom êxitro ou o fracasso da nossa vida.

O Papa Bento XVI, em quase todas as suas homilias seja para jovens, seja para adultos, seja para autoridades tem denunciado o grande mal do mundo moderno, do mundo contemporâneo. E aqui talvez possamos até dizer que é um novo nome no qual o diabo se apresenta: Este mal chama-se secularismo. O secularismo quer tirar do cenário tudo o que representa a fé e a religião. Um exemplo clássico são as grandes campanhas para tirar o crucifixo dos edifícios públicos.O secularismo prega que a sociedade não deve falar de Deus, de Igreja, de Fé. Enquanto Jesus nos ensina dizendo, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. O Secularismo diz: Tudo para César, nada para Deus! O Secularismo quer enfiar toda a doutrina Cristã para debaixo do tapete.

Não muito tempo faz, Stephen Hawking, considerado um dos homens mais inteligentes do nosso tempo, declarou em alto e bom som que Deus é supérfluo. Supérfluo para explicar a origem do mundo. E para o cientista o mundo poderia muito bem ter nascido do nada, sendo necessário somente  as leis da gravidade. Mas as leis da gravidade já são alguma coisa. Conclusão: mesmo que o homem considerado mais inteligente da terra hoje, diz que Deus é supérfluo, Deus se impôe porque até mesmo este homem inteligente não consegue explicar porque alguma coisa veio do nada. Do nada, nada vem. E nós sabemos que a causa da nossa vida não é um ocaso, mas é o próprio Deus. Ele nos tirou do nada, nos colocou no ser, nos deu a existência. Deus é o dono da nossa vida. A nossa vida não nos pertence . Pertence a Deus. Deus é o árbitro, o juiz. Se a vida fosse um jogo de futebol, Deus seria o dono da bola. Sem bola não tem jogo, sem vida não tem nada, e nossa vida vem de Deus.

E como tal o secularismo vem acompanhado de um grande anticlericalismo. O que significa isto. Significa a perseguição à Igreja Católica. Basta ver o número de católicos mortos em países onde a Igreja Católica é minoria. Basta ver as críticas que a Igreja católica sofre. Inclusive no nosso Brasil. Até quando seremos acusados de idólatras porquer temos fé nos nossos santos e em Maria. Temos fé sim e não nos envegonhamos disto. Temos fé em Maria que é a nossa mãe querida que intercede por nós. Temos fé em São Judas que é o nosso querido padroeiro e intercede por nós. Mastemos fé sobretudo em Jesus Cristo, porque a nossa Igreja foi fundada por ele. A nossa Igreja não foi fundada por homens. Não é a Igreja de Fulano de tal, do Sicrano de Tal. Mas é a Igreja de Jesus. E é isto que São Judas, como apóstolo, nos aponta e sinaliza para nós, a Igreja fundada por Jesus.

O nosso saudoso pe. Leo conta a história que um dia ele teve uma revelação de Deus. Ele disse que sonhou com uma cachoeira caudalosa, grande e fresca. Longe da cachoeira havia um grupo de pessoas, que não aproveitam esta água fresca e gostosa, mas pelo contrario, sentiam sede, sentiam calor, mas não se refrescavam nas águas da cachoeira. Mais perto da cachoeira havia um outro grupo, que porém recebia apenas uns respingos da cachoeira, o vaporzinho da água que caia, e estavam satisfeitos com isto. Edentro da cachoeira tinha um outro grupo, que nadavam, se refrescavam nas águas abundandes da cachoeira. E o pe. Leo dizia então que o primeiro grupo era os ateus, distantes da cachoeira que aqui representa a Igreja. O segundo grupo, ainda segundo o pe.Leo era os irmãos de outras Igrejas, que por ser de outra Igreja participava da cachoeira mas não estava toda na água. E o terceiro grupo, aqueles que se esbaldavam nas águas, mergulhavam, aproveitavam a agua era os católicos que nadavam nas águas da Igreja fundada por Jesus.

Talvez, se soubésemos de todos as benções, graças e milagres que São Judas tem feito para o nosso povo é justamente isto. Aqui na Igreja antiga, neste mundo secularizado e anticlerical, o grande milagre de São Judas, que acontece aqui todos os dias , e apontar contuante para o nosso povo Jesus, Caminho, verdade e vida!




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nono e Último Dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

1. Sinal da Cruz

2. Meditação breve: "Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na sala (...) Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor". (segundo capítulo de Lucas - o nascimento de Jesus)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Oitavo dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

1. Sinal da Cruz

2. Meditação breve: "Com um grande grito, Isabel exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sétimo Dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

1. Sinal da Cruz

2. Meditação breve: "Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e  saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

Convocação Geral Setor Juventude - Prioridade Zero

CONVOCAÇÃO GERAL
No próximo dia 30 de Outubro, Domingo,  Dia Nacional da Juventude, faremos uma grande avaliação da nossa caminhada juvenil deste ano. A avaliação começará às 9h30, no Salão Dehon. Desta avaliação dependerá em parte o grande sucesso da nossa caminhada em 2012 e será de grande ajuda para o Diácono Daniel que assumirá no próximo ano, já como padre, os trabalhos com a juventude aqui do Santuário.
 
É preciso ver o que deu certo e o que não foi tão legal. Isto demanda uma busca constante; implica em invenção e em reinvenção e, nossa missão é reinventar sempre (contando com a Graça de Deus) a nossa caminhada juvenil! Depois da Avaliação celebraremos a tradicional Missa da Juventude às 11h30, em Ação de Graças pela Caminhada de 2011. A Sra. Adriana já esta disparando os emails pedindo a participação de todos para a missa.
 
Atenção: Para esta avaliação geral cada grupo deverá participar com três integrantes, não mais, não menos.
 
Louvando a Deus pela vida de todos,
pe. Gil

O Amor é a lei do Senhor, resumo de todo o Evangelho!


Estamos no capítulo 22 de Mateus. Fariseus e Saduceus colocam Jesus à prova. Querem desqualifícá-lo como Mestre, não aceitam que ele, Jesus se coloque como filho de Deus. Mas as armadilhas que Fariseus e Saduceus vão colocando no caminho de Jesus, para que ele caia têm efeito contrário, são eles que caem nas armadilhas pelas respostas perfeitas que Jesus dá.
Aos fariseus que perguntam  se é lícito pagar os impostos, Jesus diz, “Dai a Cesar o que è de César, e a Deus o que é de Deus”. Aos saduces que perguntam com quem dos sete irmãos, na vida eterna,  ficará a mulher que se casou com todos na vida terrena, Jesus responde que o céu será a festa do espírito e não da carne. E eis então que chega o grande momento, Fariseus e Saduceus querem dar o xeque-mate em Jesus; se estivéssemos assistindo um filme, aqui seria aquele momento ápice do enredo, em que todo mundo seguindo a cena quase perde a respiração. O que acontece? Fariseus e Saduceus escolhem então o melhor deles, o mais inteligente, o mais estudioso, para fazer a Jesus a pergunta fundamental, a pergunta essencial para os Judeus. E este Fariseu estudioso, teólogo, conhecedor da Torá, Teólogo finíssimo, pergunta: Qual é o maior mandamento da Lei. Silêncio. Naquele momento poderia se ouvir uma mosca voando.

Será que Jesus vai acertar? Será que ele saberá dar a resposta correta, adequada?  Se errar, já viu. Será acusado como blasfemo e será apedrejado na mesma hora. È uma pergunta dificílima por que os Judeus seguiam  mais de 600 preceitos, com minúcias e detalhes. Mas para uma pergunta assim fundamental a resposta deveria ser também fundamental: E Jesus então responde: O maior mandamento da lei é amar a Deus com tudo o que vc é e o segundo é amar o próximo como a você mesmo. Resposta perfeita. Podemos imaginar os Fariseus olhando para os Saduceus, os Saduceus olhando para os Fariseus, engolindo em seco e saindo de fininho.

Aquela resposta de Jesus transformava todos os 613 preceitos em apenas um: a lei do amor. O amor a Deus e ao próximo. Não teve apedrejamento, não teve gritos, não teve escândalo, porque, com a sua resposta, Jesus surprendeu até mesmo os seus inimigos. A resposta fundamental a pergunta fundamental, é o Amor.

A lei do amor, é a lei maior, não existe nada maior do que o amor, então o amor é a coisa maior que podemos pensar: não é o dinheiro, não é o sexo, não é o poder, não é o ódio. A coisa maior que podemos pensar é o amor. É também o primeiro mandamento, antes disto não existe nada, o dinheiro não vem em primeiro lugar, sexo não vem em primeiro lugar, o poder não vem em primeiro lugar, o ressentimento não vem em primeiro lugar. Na nossa vida, o que vem em primeiro lugar é o amor.

Amar é o máximo que podemos fazer. Qual a máxima coisa que posso fazer da minha vida? Pergunta o jovem. É amar. Diz a história que quando o evangelista João era já velhinho e participava da reunião dos primeiros Cristãos e alguém pedia para ele lembrar alguma fala de Jesus ele sempre repetia: “Filhinhos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus”, como ele sempre repetia isto em todas as reuniões alguém um dia reclamou. Mas , João, não dá para falar alguma coisa diferente, você esteve com Jesus e sabe tantas coisas dele, porque repete sempre a mesma coisa? E João respondia: Porque esta é a lei do Senhor, e se a colocamos em prática colocamos em prática todo o evangelho.

O tema na nossa novena hoje é sobre ricos e pobres no grande cenário que é a Cidade de São Paulo, a cidade mais rica da América Latina e também para muitos de nossos irmãos a mais pobre. Muitas teorias foram criadas para explicar a desigualdade social, a miséria no mundo. A grande teoria, talvez a maior delas, criada para explicar e dar uma solução para a desigualdade social  entre os homens , e colocada em prática foi o comunismo. Grande parte do mundo, por muito tempo,  viveu sob o guarda chuva do comunismo. Mas sabemos do resultado. Não deu certo. E não deu certo porque ouvimos hoje no evangelho que a grande lei para dirimir as injustiças, a desigualdade, a pobreza, a miséria, não vem de uma teoria que explique a sociedade, mas vem do amor. A solução para a desigualdade escandalosa  entre ricos e pobres não só de São Paulo, não só do Brasil, mas de todo o mundo não passa por leis. As leis podem remediar, remendar. Mas nós que somos cristãos, católicos, confiamos e acreditamos em Deus, sabemos que a solução vem pela lei inaugurada por Jesus Cristo, a lei do amor.

Mas , padre, como eu sei que eu estou amando. Se vc faz uma coisa sem desejar receber nada em troca, ali está a essência do amor, e quando vc faz o bem, mesmo sabendo que em troca irá receber o mal, ali está o ponto máximo do  amor. Jesus na Cruz, dando a sua vida e em troca recebendo humilhação. Não existe amor maior do que aquele que dá a própria vida.

A resposta que Jesus dá aos fariseus e ao povo do seu tempo nos revela dois caminhos. O primeiro é amar a Deus pra valer. O segundo é amar o outro pra valer, igual como amamos a nós mesmos. Amar ao próximo é caminho de salvação, isto nos leva a pensar que, alguém que não tivesse lido uma palavra da bíblia, alguém que por acaso nunca tivesse comungado, alguém que por acaso nunca tivesse partcipado de uma única missa, mas vivesse na vida a lei do amor, então este alguém estaria salvo. Neste sentido, uma pergunta, o que é melhor, ser um ateu virtuoso ou um Cristão vicioso?

A fonte do amor vem de um único lugar: do coração de Deus. Então, quem ama o irmão, mesmo sem saber, ama a Deus.

O que significa amar? Significa cultivar o amor. Se vc faz um bem mesmo sabendo que não receberá nada em troca, então vc está agindo por amor. Quanto maior for a sua dedicação e quanto menor o retorno, maior então a medida do seu amor. Por isto não existe um amor maior do que aquele em oferecer a propria vida. Quem oferece a própria vida não recebe nada em troca, pelo simples fato de estar ofertando o seu bem mais precioso, a propria vida. Eis o tipo de amor inaugurado por Jesus. Nisto, Jesus é imbatível.

Os 613 preceitos da lei judáica, o Senhor os transformou em 1. A lei do amor. Ame a Deus e ame o próximo como a você mesmo. Ame e faça aquilo que quiser. Se calar, cale por amor, se corrigir, corrija por amor, se der uma esmola, dê por amor.

Kant, grande filósofo alemão, mudou os rumos da filosofia quando disse que tudo aquilo que fazemos, fazemos dentro da relação espaço-tempo. Tudo o que o ser humano faz, tudo o que oser humano sabe, tudo o que ser humano imagina, é dentro do espaço e dentro do tempo,que são categorias a priori do nosso conhecimento. Sem espaço e tempo nada feito. Vc não pode pensar nada se não for usando estas duas categorias. Mas a categoria que o Cristão deveria usar para fazer tudo, pensar tudo, entender tudo, agir, não é a do espaço-tempo, mas sim a categoria do amor. As lentes que usamos para enxergar a realidade, não são do espaço-tempo, mas são as lentes do amor.

Em Julho de 1941, um homem do campo do mesmo bloco de Kolbe foge e como represália, os nazistas escolhem 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede no bunker (o prisioneiro fugitivo é mais tarde encontrado morto, afogado numa latrina). Um dos dez, Francisco Gajowniczek, lamenta-se pela família que deixa dizendo que tinha mulher e filhos, e Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite. Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados. Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injecção de ácido. Foi canonizado por João Paulo II em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.

Amor, esta é a lei do Senhor, e se a colocamos em prática colocamos em prática todo o evangelho.

domingo, 23 de outubro de 2011

Sexto dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

1. Sinal da Cruz

2. Meditação breve: "Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor;faça-se em mim segundo tua palavra!". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

sábado, 22 de outubro de 2011

Quinto Dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

1. Sinal da Cruz

2. Meditação breve: "Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Quarto Dia Novena em Honra a São Judas tadeu

1. Sinal da Cruz
 
2. Meditação breve: "Maria porém disse ao anjo: "Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?" O Anjo lhe respondeu: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado filho de Deus". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)

3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).

4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!

5. Sinal da Cruz

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Terceiro Dia da Novena em honra a São Judas tadeu

1. Sinal da Cruz
2. Meditação breve: "Eis que conceberás no teu seio e darás a luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)
3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).
4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
5. Sinal da Cruz

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Segundo Dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu

 
1. Sinal da Cruz
2. Meditação breve: "Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O Anjo porém acrescentou: "Não temas, Maria! Encontrastes graça junto de Deus". (primeiro capítulo de Lucas - a anunciação)
3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).
4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
5. Sinal da Cruz

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Primeiro Dia da Novena em Honra a São Judas Tadeu



1. Sinal da Cruz
2. Meditação breve: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da Virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
3. Oração: São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o amis pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa´poderosa intercessão (pedir a graça que deseja alcançar).
4. Invocação:
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
São Judas Tadeu, rogai por nós!
5. Sinal da Cruz

sábado, 15 de outubro de 2011

A Justiça viajou sem deixar lembranças?

A Justiça
Fiquei com o queixo caído quando li na folha de São Paulo há dois domingos atrás (09.10) que o rei Roberto Carlos comprou um novo iate de 45 milhões de reais! É isto mesmo que você leu: 45 milhões! Nada contra o Roberto (não quero arrumar confusão com minhas paroquianas rsrs), mas ao mesmo tempo pensei em tantas pessoas que não têm dinheiro para fazer sequer um exame de saúde mais sofisticado tornando-se reféns da fila do SUS, para ficar somente em um exemplo. Então de um lado, temos uma cifra milionária para um bem supérfluo e do outro, a falta de um dinheirinho modesto para um bem necessário, ou seja, a conservação da vida. Será que a justiça viajou sem deixar lembranças?

Em sua mensagem por ocasião da quaresma no ano passado, o Papa Bento mencionava em sua reflexão uma definição clássica de justiça, tirada do direito romano e imortalizada no latim como “dare cuique suum” que significa “dar a cada um o seu”. Se vivêssemos esta concepção de justiça estaríamos muito bem. O Roberto teria direito ao seu iate, mas tantos brasileiros teriam também direito ao seu exame médico, custasse o que este custasse. Esta concepção de justiça começaria  a dar uma outra cara ao nosso país, cicatrizando assim a grande ferida da desigualdade social.

Pensar a justiça como uma virtude a ser vivida era tarefa recorrente tanto para a Platão em sua obra A República, quanto para Aristóteles em sua Ética Nicomaquéia, que viam a justiça como fruto da relação estado-coletividade. Aristóteles classificou a justiça em distribuitiva e corretiva. A primeira consiste em distribuir os bens entre os membros da comunidade; a segunda invés tem como função corrigir aquilo que é considerado injusto, restabelecendo assim a igualdade perdida, punindo quem cometeu injustiças e premiando aqueles que a sofreram. Um homem justo, ainda segundo Aristóteles, é aquele que observa a lei e procura ter na sua vida nem muito, nem muito pouco, mas a justa medida.
Santo Tomás considerava a justiça como rainha de todas as virtudes morais. É rainha porque, enquanto as outras virtudes servem para fazer virtuosa quem as possuem, a justiça é louvável pelo fato da pessoa virtuosa contribuir para o bem estar de toda a coletividade. Tomás ainda recorda que, se a fortaleza é uma virtude admirável, sobretudo em tempos de guerra,  mas ainda o será a justiça, pois o homem justo é admirado seja na guerra, seja na paz. E pensar que a sabedoria popular, de uma certa forma, resumiu tudo isto no famoso ditado: “casa em que falta o pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”.

Realmente, “bicho, são tantas as emoções” em se ter um brinquedinho de 24 milhões de reais. Maior emoção será quando, o penhor desta igualdade, conseguirmos conquistar...

pe. Gil

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mãe dos jovens, Mãe do Céu


Testemunho de uma fiel ao final da Missa das 11h30 de hoje: "Era católica, fui evangélica por quatro anos, me chamo Aparecida, completo hoje 41 anos. No meu registro, na verdade, completo 45. Mas quero deixar fora da minha vida os 4 anos que passei longe de Nossa Senhora".
Viva Nossa Mãe Aparecida!


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jovens do Santuário preparando Missa da Novena e otras cositas mas...

Então, fizemos a nossa reunião mensal no último sábado. Quer saber o que rolou? Seguinte:

1. Nossa prioridade ZERO é a Missa em honra ao nosso Padroeiro São Judas Tadeu no dia 23 de Outubro às 19h30. As funções para a missa ficaram assim distribuidas: (a) Acolhida de todo o povo que vem para a missa: CRISMA e Ministério Eucarístico; (b) Entrada do símbolo: MDJ e TEA; (c) Ato penitencial: CAJU; (d) Glória: Banda Promessas; (e)Ofertório: EJC; Ação de Graças: VIVARTE; (f) Leituras: EMANUEL. Para trazer a imagem de São Judas ao final da missa: Todos os jovens do Santuário!!!!Peço a todos que coloquem a criatividade no topo, pois Deus merece na liturgia o nosso belo mais belo!

2. No próximo dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Juventude, faremos uma grande avaliação da nossa caminhada neste ano. A avaliação começará às 9h30, no Salão Dehon. Desta avaliação dependerá em parte o grande sucesso da nossa caminhada em 2012. É preciso ver o que deu certo e o que não foi tão legal. Isto demanda uma busca constante; implica em invenção e em reinvenção e, nossa missão é reinventar sempre (contando com a Graça) a nossa caminhada juvenil! Depois da Avaliação celebraremos uma Missa em Ação de Graças pela Caminhada de 2011 e depois da Missa possível almoço de confraternização a ser confirmado (estamos procurando patrocinadores, hehehehehe)

3. Como proposta aprovada pelos grupos presentes à reunião, ano que vem teremos uma Adoração Eucarística semanal, sempre às sextas- feiras, das 20h às 21h, na Igreja Antiga. Esta Adoração nasce como ato concreto e fruto da presença da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora aqui no Santuário, no spreparando para a JMJ no Rio. A proposta então é que cada grupo se responsabilize em animar a Adoração ao SS uma vez a cada dois meses. A 1° meia hora sempre em silêncio, como intercessão pura a JMJ/2013 e a 2° meia hora vai de acordo com a criatividade de cada grupo. Esta proposta foi apresentada pela Maristela, foi apreciada e aprovada pelos padres do Santuário e também aprovada, como eu já disse, pelos grupos presentes na reunião. Então, mãos às obras!

4. Ficou ainda em suspenso a Caminhada pela Vida, que poderemos ainda articular com o DNJ da arquidiocese que será em 16 de novembro. Conversaremos sobre.

5. Para terminar a reunião lembramos da ordenação do Dani (11/12). Também comuniquei que - morram de inveja, hehehehehe - estarei na Europa de 12 a 26 de Novembro em um Congresso Internacional de Filosofia.

6. Finalizamos com uma oração, agradecendo ao Senhor pela sua misericórdia, amor e atenção e generosidade a cada um nós. Convidei todos para um café, chá e biscoitinhos, já que estávamos todos dentro da Casa Paroquial e o assunto do cafezinho foi....(perguntem a Silvinha, Maristela, Marcélia, Beth, hehehehehehe)

pe. Gil

REtiro dos Jovens crismandos: uma Festa!


Realmente foi muito ungido e também muito divertido o dia de espiritualidade dos crismandos, o tão famoso DAR (dia de aprofundamento e reflexão) neste domingo. Nossa principal preocupação era levar os jovenzinhos a fazer uma bela experiência da misericórdia e do amor do Senhor. Para tanto, contamos com o tranquilo ambiente que a Chácara Abarés oferece.

A D. Nilza e sua equipe garantiram uma comidinha gostosa e muito bem preparada. A Banda da Crisma estreou! e colocou  a galerinha para dançar, louvando o Senhor. Os seminaristas Mateus e Alexandre se encarregaram da pregação do dia e realmente conseguiram chegar com suas palavras no coração de cada jovem. O Cirilo também fez uma fecunda reflexão do evangelho. E as catequistas ficaram por trás todo o tempo sob a orientação das coordenadoras Fabíola e Michelle.

Conseguimos? Sim, conseguimos. Ficou claro pelo mergulho que todos eles fizeram na Celebração da Eucaristia. Que missa! Dava vontade de não sair mais dali...Lançamos a semente. Quem a fará frutificar será a Graça sempre grande de Deus!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Convocação Geral Setor Juventude Santuário São Judas Tadeu

Meus queridos, minhas queridas

Aproxima-se a festa do nosso querido padroeiro São Judas Tadeu.
Como não poderia ser diferente, a juventude é convidada a marcar presença com a sua alegria,o seu dinamismo e a sua criatividade.

A missa da novena a ser animada pelo setor juventude será no dia 23, domingo, às 19h30. O tema da novena deste dia é: "A Comunidade São Judas acolhe a Cidade de São Paulo" e o símbolo "Painel mostrando os contrastes da cidade (ricos e pobres).

Então, temos tempo para organizar uma linda celebração, louvando a Deus, nosso Senhor e homenageando São Judas. Para tanto nos reuniremos NESTE SÁBADO, ÀS 16h, AQUI NO SANTUÁRIO PARA ORGANIZARMOS A LITURGIA. Caso você não possa vir, mande um representante do seu grupo, ok?

São JudasTadeu, Rogai por nós!
Abraços e minha benção sacerdotal!
pe. Gil

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Grupo Vivarte: E Deus falou no nosso coração....

Retiro de Silêncio feito pelo Grupo Vivarte e dirigido pelo Diácono Daniel: Nada a comentar; Deus falou tudo! E eles viram que no meio do caminho, árduo, havia uma árvore, linda...

Formação Catequistas com Pe. Marcelo Reis


Foi realmente abençoado o dia de formação para os catequistas de Crisma deste domingo aqui no Santuário. O encontro foi dirigido pelo nosso ex-reitor e ex-pároco pe. Marcelo, que acentuou a necessidade do catequista de se nutrir do fundamental: Jesus Cristo. Só assim o catequista estará apto para cumprir a sua missão, ja que o ser catequista é um chamado, uma vocação, uma resposta ao apelo do Senhor. A participação de alguns catequistas da 1° Eucaristia, foi um importante sinal da unidade desejada por  Deus para a sua Igreja. Valeu! Ah, a Banda do Crisma tocou pela primeira vez! hehehehe 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Um Anjo de Carne e Osso!

Um australiano de 82 anos que vive perto de um penhasco usado com frequência para suicídios afirma ter convencido mais de 400 pessoas a desistir de por fim a suas vidas. Há cinco décadas, Donald Ritchie, armado apenas de seu binóculo e de um papo tranquilo, monitora o movimento no The Gap, penhasco perto de sua casa nos arredores de Sydney.

Devido ao trabalho voluntário, Ritchie foi batizado pela mídia australiana de "anjo da guarda". Ritchie passou a maior parte de sua vida observando a beira do The Gap. Quando percebia alguém muito pensativo, contemplando demais o oceano, e que havia ultrapassado as cercas existentes no lugar, o ex-vendedor de seguros de vida se dirigia ao local para conversar com a pessoa. "Com apenas um sorriso, uma saudação ou uma conversa amigável, muitas vezes conseguia fazer com que a pessoa mudasse de ideia", disse ele, em entrevista à BBC brasil. Entre seus argumentos mais eficientes está o convite para tomar um café em sua casa. Mas, atualmente, devido à idade e a problemas de saúde, Ritchie tem se limitado a observar o local e alertar a polícia em casos suspeitos. "Há dois dias salvei uma moça, ligando para a polícia."

Algumas das mortes estão registradas em seu diário, outras estão muito vivas em sua mente. "Há uns 20 anos fui salvar essa moça, ela estava quase mudando de ideia quando um carro se aproximou e ela se levantou para pular, eu a segurei, mas ela me puxou junto e foi por pouco que não caímos os dois", lembrou. Ao longo dos anos, o "anjo da guarda" recebeu várias manifestações de agradecimento e carinho, entre cartas, pinturas e até garrafas de champanha deixadas em sua porta.

Em 2006, o aposentado foi homenageado com uma medalha do governo australiano. Mas ele evita a atenção da mídia por considerar suicídio um tema bastante delicado. "Quanto mais divulgamos sobre suicídios, parece que mais eles acontecem", disse. Segundo dados do governo australiano, estima-se que cerca de 50 pessoas cometem suicídio no The Gap por ano.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

De: Ceylanne (CAJU) Para: Todo Mundo!


Muitas outras coisas teria para partilhar com vocês, foram dias inesquecíveis na presença de Jesus Cristo, com a intercessão da virgem Santíssima. Conheci várias pessoas, falei outras línguas sem saber ao certo, troquei bandeiras, pulseiras, cds, tive um anjo ao meu lado (Dani estou falando de vc amiga, vc realmente foi um anjo de Deus!), compartilhei experiências, levei o meu carisma da Alegria da Ressurreição comigo e todos os meus irmãos de comunidade no coração (senti muito, muito a falta de vocês, viver a JMJ em comunidade deve ser ainda mais maravilhoso), rezei por todos os meus amigos e família, senti o Céu se abrir em Madri, com a presença viva do Espírito Santo a nos conduzir. Voltei cansada, mas com o coração explodindo de alegria por ter Jesus como amigo, por ter irmãos que me ajudam na caminhada, por pertecer a Igreja Católica, esposa de Cristo, Mãe zeloza dos seus fiés, por amar o Papa e ter certeza que ele nos ama e reza por nós. Valeu a pena todos os sacrifícios, todas as renúncias, toda a mortificação. Até o Rio 2013, porque firmes na fé temos que começar a fazer discípulos em todas as nações.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Cruz, Maria, o Jovem e MIssão Madalena

Uma avenida, uma noite, muitas vidas e uma Cruz que nos leva a peregrinar em busca daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro amor.

Madrugada de terça-feira, 20, no Santuário São Judas Tadeu em São Paulo, se encontram a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ícone da Virgem Maria e Jesus Sacramentado sendo adorado numa vigília. E do lado de fora, alguns jovens foram ao encontro das prostitutas para levarem o amor de Deus.

“Posso te dar um presente?”, indagou Maristela Ciarrochi – quem nos conduziu até o Planalto Paulista, lugar onde a prostituição é visível aos olhos de quem passa- “Sim”, responde a moça com olhar desconfiado sem saber o que lhe esperava. De repente uma flor e uma medalha de Nossa Senhora das Graças (Aquela que lhe concede o que pedes, mas também o que não pedes). Eis que a madrugada deixa de ser tão pesada e com tanto desamor. (leia todo o emocionante relato em http://destrave.cancaonova.com/aqui-e-lugar-de-prostitucao-nao-rezem/

Retiro Catequistas Crisma com pe. Marcelo Reis


Queridos Catequistas de Crisma!

Depois da bela e fecunda formação com o Irmão Gilmar, teremos agora no próximo dia 02 de Outubro mais uma formação, agora com o nosso querido pe. Marcelo Reis, ex-reitor do nosso Santuário. Poderíamos dizer: Nossa, mais uma formação? Mas no mesmo instante responderíamos: Sim, porque formação nunca é demais. O Catequista tem de ser um dos primeiros a ter feito uma profunda experiência de Deus em sua vida para então, repassá-la aos irmãos, e aqui no caso, aos catequisandos.

A missão do catequista será tanto mais fiel quanto mais estiver em união com Deus, ou seja, quanto mais o enviado viver da vida daquele que envia, numa humildade de se saber apenas instrumento, já que o principal catequista é o Espírito Santo.

Ao catequista cabe apenas a missão de ajudar os catequisandos a acolher a ação do Espírito Santo, que há-de fazer com que cada fiel compreenda o sentido profundo do Mistério de Cristo. O catequista é chamado a ser um facilitador da acção do Espírito Santo na vida de cada adolescente e na sua conversão ao Senhor Jesus. Esta realiza-se, em última instância, na relação única e pessoal do jovem com Deus.

Então, VENHA, de corpo, alma e sobretudo, coração! Início 8h30 e término às 16h com a missa celebrada pelo pe.Marcelo.

sábado, 24 de setembro de 2011

A Cruz, Maria e o Jovem: Chuvas de graças para o Santuário São Judas Tadeu


Não posso deixar de dizer, por isto o digo agora!
Foi bastante marcante a presença da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora aqui no Santuário São Judas Tadeu. Tudo aquilo que nós imáginavamos que poderia acontecer, aconteceu em um grau muito, muito maior. Nos padres, em nossas reuniões aqui em casa, sempre ficávamos  um pouco reticentes: será que vai dar certo? Será que o povo vem? mas é meio de semana, o povo trabalha, será que... Estávamos , na verdade, subestimando o poder da Cruz!

O grande protagonista de todo o evento foi a juventude. Os jovens dos grupos e os jovens fora deles. Era tocante ver como o jovem abraçava, beijava, tocava e permanecia um longo tempo perto da Cruz, rezando a sua juventude e renovando a sua confiança no Senhor. Para um mundo que prega a ideologia do prazer incansavelmente à juventude, a força da Cruz foi a resposta.

Já na chegada da Cruz grande alegria. Fogos, fogos e fogos! Mas a grande surpresa estava reservada para a missa das 15h, presidida pelo nosso querido D. Tomé. O Santuário completamente lotada, mais de 2000 pessoas! A liturgia da missa viu o empenho dos nossos jovens: na acolhida, no ato penitencial, nas leituras, no ofertório, nas preces, na ação de graças, nos cantos animados pelos jovens seminaristas. Foi demais! No ar, um grande louvor a Deus que na Cruz nos mostra o absurdo do seu amor. E no final, todo o povo de Deus em peso, com um beijo na cruz, deixava público a sua esperança em Deus.

Às 18h, logo após a missa das 17h, também em torno da Cruz e do ícone, e também muito festiva, foi apresentada a Via Sacra. Gente, e que via sacra! O Grupo VIVARTE a representou com quadros vivos onde todos vestiam preto que contrastava com a luz forte, amarela. Foi uma via sacra limpa e dura. Ao mesmo tempo certeira e envolvente. Lembrava Beckett em "Esperando Godot". E olha que todos estes jovens trabalham. Onde arrumam tempo para fazer tudo isto? Oras, quando se ama e faz por amor, tempo  aparece.

Já perto da meia noite, depois da tocante celebração presidida pelo Cardeal Odilo - onde comemorou-se o seu aniversário - e também depois do programa ao vivo PHN do Dunga, transmitido ao vivo pela Canção Nova aqui do Santuário, então, depois destes dois momentos também de peso, veio a Vigília da Juventude, que atravessou toda a madrugada. Como Deus é Bom! Como ele se dá com generosidade!!!! O cenário durante toda a madrugada era: a Cruz, Maria, o jovem e o Santíssimo Sacramento. Quantas graças derramadas! São coisas que não tem como descrever...

Ao final, na missa das 7h, a despedida, A Cruz e o ícone de Maria partiram para a outra Paróquia. Para ser RESPOSTA a outros jovens, mas na verdade, não partiram: ficaram no coração da juventude, e de certa forma, levou todos os nossos jovens, com Eles.

Bendito seja João Paulo II, que acolhendo o Espírito, intuiu que a grande força para a Juventude, neste mundo globalizado e informatizado, os dois grandes símbolos para a juventude contemporânea serão: a força que se depreende da Cruz de Jesus e a intercessão materna de Maria!

Ministério Eucarístico se põe a serviço no Bota Fé

"Enrico e Ministério Eucarístico: o Céu fez festa quando viu aquela tenda de Adoração repleta de jovens, e também pela sua vida Enrico, que o espírito Santo conserve em você a unção. Foi um dos momentos mais marcantes, ve-lo pregar a palavra e alimentar a fé daquele povo"

assinado: responsáveis pela liturgia do Bote Fé

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

De: Beth, Comunidade Emanuel à Galera de Deus do Santuário São Judas

Beth e Maristela, da Comunidade Emanuel e do nosso Santuário, duas meninas de Jesus, com certeza!
" Apesar das falhas humanas, entretanto, creio que todos que estiveram conosco puderam sentir o grande amor que Deus tem por nós. O Senhor não nos dá as coisas como nós pedimos ou planejamos, e sim como Ele planeja e quer, de maneira que o processo da graça nem sempre é reconhecido por nós até que tudo esteja terminado. Por tudo isso, aprendi que a hora de louvar a Deus, é a toda hora, seja na alegria e no conforto, ou na adversidade, desconforto e provação; pois nós ainda não vimos todo o trajeto que Ele desenhou para nós, mas podemos ter a certeza de que é o que precisamos e é o melhor, porque Ele nos ama.

Aprendi, através de minhas próprias falhas, que a nossa igreja não é perfeita enquanto humana, mas que com oração, obediência e humildade para recebermos a graça, nós podemos ser o que Deus quer que sejamos.Observei e vivenciei em Madrid, o quanto a nossa igreja é viva e diversificada.

Por meio das catequeses, percebi que sempre é tempo de aprender mais sobre a nossa fé, não só porque às vezes sinto que algumas pessoas mais velhas têm uma atitude que parece um pouco condescendente para com os jovens dentro da igreja, mas porque um dia também serei mais velha, e quero me recordar deste momento, destes ensinamentos, deste Pentecostes que eu vivi em Madrid, que a juventude está na pureza do coração, me lembrar que foi o discípulo mais jovem que esteve ao lado de Jesus na hora de sua paixão e morte.


Desde que retornei, tenho meditado muito sobre tudo que vivi e aprendi nesta jornada, e farei o possível para colocar em prática.
Gostaria que todos experimentassem esta efusão do Espírito, que é a JMJ. Ao contrário do que muitos pensam, a JMJ do Rio não se iniciará em 23 de julho de 2013, ela já começou, e depende da oração e doação de cada um de nós para tocar o máximo de pessoas.

Desde já, a CNBB está correndo com os preparativos, e é chegado o tempo de nós nos unirmos como Igreja, e valorizarmos este presente que recebemos de Deus. O tema escolhido para esta JMJ, vem do evangelho de Mateus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)

O Senhor convida todos a sermos como São Paulo e fazermos discípulos, mostrarmos para o Brasil e o mundo o quanto a Igreja é viva, e arde com o fogo do Espírito Santo. Portanto, peço a cada um que está lendo este email, que façam o convite a quantos puderem para comparecer ao evento da chegada da cruz no Brasil, para que São Paulo e o Brasil sinta a JMJ começando, sinta a vitalidade da igreja.


Neste feriado, pude ver no noticiário muitas passeatas, muitos protestos... Mas gostaria que a nossa passeata para chegar ao Campo de Marte fosse a maior que o Brasil já viu, e que ela seja para abrir os corações das pessoas ao Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor.
Convido todos, a participarem também dos eventos relacionados à vinda da cruz ao Santuário São Judas Tadeu.


Sei dos compromissos de todos em sua vida diária, em seus trabalhos e com seus familiares, mas para meditarem deixo-vos uma última mensagem: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6,33)"


Unidos no Coração de Jesus.Beijos,Bete.