quinta-feira, 2 de junho de 2011

Evangelho de hoje: Bilhete Premiado, o Espirito Santo


Santo Agostinho, inspirado no filosofo grego Platao, detectou na realidade humana uma grande divisao. O combate do bem contra o mal. O bem mora na Cidade Celeste, la onde todas as promessas se cumprirao. O mal, no entando, habita a Cidade Terrestre, e nos leva por caminhos que nao devemos e nao podemos trilhar. No coraçao humano ocorre a mesma divisao: o eterno combate entre o bem e o mal. Para o nosso querido Papa, o ser humano esta entre a gravidade do bem e a gravidade do mal (O Papa é um admirador de Agostinho). As vezes o homem faz o jogo do bem, e se dà bem, é feliz. As vezes faz o jogo do mal, e se dà mal, encontra a perturbaçao e a tristeza. A nossa vida é assim: experimentamos momentos felizes, onde sabemos que Deus esta conosco, mas tambem passamos por momentos obscuros, de sofrimento, e nos perguntamos: Onde esta Deus?


No evangelho de hoje Jesus lança uma Verdade: "Voces chorarao, mas o mundo se alegrarà. Voces ficarao tristes, mas a tristeza de voces se transformara em alegria". De novo aqui uma outra divisao: Choro/Alegria.
Ao choro dos discipulos, Jesus promete a alegria. Isto mostra que, apesar das dificuldades do dia a dia, o Senhor esta sempre conosco. Ele nos anima. Nos encoraja. Nos da forças e transforma o nosso choro em alegria! Entao, nao nos cabe, nos momentos dificeis da vida, onde nossas forças parecem falhar, nao nos cabe perguntar: Onde esta Deus? Porque sabemos que Deus ESTà sempre! Em cada momento da nossa historia.


Entao, precisamos reforçar a nossa fe e a nossa segurança no Espirito Santo e pedir com insistencia: Vem, Espirito Santo. Porque so assim conseguiremos realizar em nossa vida aquilo que o Senhor espera de nos, que é encontrar a nossa propria felicidade. Deus faz continuamente maravilhas em nossa vida, mas nos nao somos capazes de ve-las, a nao ser que peçamos insistentemente: Vem, Espirito Santo. Nao podemos agir como aquela pessoa que ganhou na megasena, ficou milionaria, mas esqueceu de conferir o bilhete. O nosso bilhete premiado tem nome e sobrenome: Espirito Santo!
pe.Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário