segunda-feira, 13 de junho de 2011

Evangelho de hoje: A Etica de Jesus

No evangelho de hoje, nos deparamos com um trecho (38-42) do cap. 5, onde Jesus inaugura um novo conceito de justiça. E um conceito que ate entao nao existia em nenhum lugar! Se alguem lhe der um tapa na face ofereça o outro lado? Se alguem te pede a tunica da-lhe tambem o manto? Se alguem te força a andar 1 Km ande 2 com ele? Mas que justiça é esta? E a justiça de Jesus, ponto.

Nos conceitos classicos de justiça temos aquele romano (dar a cada um o seu), aquele platonico (a justiça é um bem tipico das pessoas virtuosas), aquele aristotelico (é justo quem observa a lei e preza a igualdade). A etica de Jesus comporta todas estas definiçoes mais vai alem. A justiça de Jesus é aquela que nao quer so reparar o mal cometido, mas quer sobretudo transformar o coraçao da pessoa.

Quem vive na etica do mundo, se contenta com pouco. Quem vive na etica de Jesus tem a sua vida melhorada, pois começa a pensar nao a partir da razao, mas a partir do coraçao. E somente com o coraçao que se pode viver esta etica, que no final das contas, mais que uma etica da justiça se configura como uma etica do amor.

A etica do mundo considera natural o carneiro ser devorado pelo leao. A etica do amor permitirà que um dia o leao viva junto com o carneiro...
pe. Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário