terça-feira, 7 de junho de 2011

Evangelho hoje: Espirito Santo: força de Paulo e dos discipulos

Martirio de Sao Paulo, ilustraçao inglesa do seculo XVII
No evangelho de hoje continuamos com dois importantes personagens: o apóstolo Paulo e o mestre Jesus. Paulo faz aos anciãos da Igreja de Éfeso, um resumo da sua obra de pregador da Boa Nova de Jesus. Ouvíamos no final do evangelho de ontem Jesus dizendo: “No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”. Paulo sabe disto. Por isso, prega sem temor, pondo em risco a própria vida. Sabe que tem um grande consolo: O Espírito Santo, que o consola, o defende, e lhe mostra o que fazer. Paulo procura viver na sua vida, uma grande sintonia com o Santo Espírito, e assim testemunhar com sucesso o Evangelho da graça de Deus.

E Jesus? Ora, no evangelho de hoje, Jesus faz na terra aquilo que fará continuamente no céu: interceder por nós. Jesus ora pelos seus discípulos, se preocupa com eles, se importa, não quer vê-los no sofrimento; resumindo tudo em uma pequena frase: os ama ardentemente! Jesus revela a eles o que significa a vida eterna: Conhecer o Pai como único Deus verdadeiro e conhecer Jesus como o enviado de Deus. Eis o que os discípulos não podem esquecer: quem conhece e aceita Jesus, conhece e aceita o Pai, porque Jesus e o Pai vivem uma união perfeita, que tem como fruto o Espírito Santo. Entre o Pai e os discípulos encontra-se a poderosa intercessão de Jesus!

E nós? Então, devemos nos alegrar por termos no céu, um Deus que intercede 24 horas por 24 horas a nosso favor: Jesus Cristo. Rogando por nos, o Senhor se encontra no meio de nós, pois agora toda a nossa vida è mediada por Jesus. Jesus é a ponte pela qual passam todas as nossas relações. Entre nós e cada realidade do mundo, esta Jesus, com sua força, com seu amor, com seu poder e com a sua misericórdia. Você já pensou nisto?
pe. Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário