domingo, 12 de junho de 2011

A Missa da Juventude no Pentecostes!

Na liturgia de hoje, um segredo nos foi revelado; conhecemos o final - feliz - de uma bela historia de amor: a de Jesus e o Pai. E depois o golpe de cena, algo inesperado: A efusao do Espirito Santo, fruto do amor do pai e o Filho. A Pascoa do Senhor esta completa.

A vinda do Espirito Santo é o fato mais marcante depois da Ressurreição do Senhor. S. Tomás nos recorda que, assim como o Filho revelou para nós o rosto do Pai, o Espírito revela para nós o rosto do Filho. O Espirito Santo nos da a possibilidade de imitar Jesus. Jesus parte, mas não nos deixa sozinhos, oferece-nos um grande presente: O Espírito Santo, O Consolador. Consolar é estar com alguem que se sente so. E um estar com. A pessoa desolada esta completamente so, e por isso precisa de alguem para estar com ela, precisa ser consolada. O estar sozinho é quintal para o inimigo, adversario, o tinhoso.

Jesus detecta no coração dos seus discípulos um grande medo, uma grande insegurança, que não os deixa serenos e felizes. O medo vem da dúvida, fruto de uma fé enfraquecida, frágil. Jesus sabe que o coração humano é um coração dividido, rachado pelo pecado; esta sempre pendendo entre o bem e o mal. O que fazer para fortalecer o coração dos discípulos?

A tragédia humana se configura quando o mal toma espaço, enfraquecendo a alma e fortalecendo a carne, que nos atrai para baixo, nos distanciando de Deus. A resposta de Jesus é uma só: “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Jesus sopra e o Espirito Santo se faz presente. Assim como o mel atrai as abelhas, existe uma força irresistivel que atrai o Espirito Santo. Que força é esta? E o estar todos juntos. Se vc tem uma necessidade, chame alguem para rezar junto com vc, ou reze em grupo, o Espirito Santo nao resiste.

Poderiamos comparar a luz do Espirito Santo como aquelas cavernas escuras subterraneas cheia de morcegos que todo mundo tem medo de entrar. Mas quando se coloca a luz, os morcegos fogem, e ai se pode ver as belezas das cavernas. Assim tambem é na  nossa vida, deixemos que a luz, a força do Espirito Santo ilumine nossa vida completamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário