segunda-feira, 27 de junho de 2011

Evangelho de hoje: Seguir Jesus nao é facil nao...


O Papa Bento XVI, falando sobre a oraçao, citou a seguinte expressao do imperador e filosofo Marco Aurelio: Quem te disse que os deuses nao nos ajuda inclusive naquilo que depende de nos? Portanto, começa a pedir-lhes e veras”. A oraçao que Abraao faz hoje, na primeira leitura, é uma oraçao de intercessao. Abraao pede a Deus que salve os habitantes de Sodoma e Gomorra, cuja malvadez tinha chegado ao apice. Assim, por intercessao de Abraao, Sodoma podera ser salva. Este é o poder da oraçao de intercessao.

Cada missa é um bater à porta do Coraçao de Deus! Cada missa é um ajoelhar e descer rumo aos abismos da misericordia divina. Orar intercedendo nao é mudar a vontade de Deus, mas é deixar que Deus faça aquilo que é proprio da sua essencia, isto é, cuidar das nossas necessidades.

O evangelho de hoje é claro: seguir Jesus comporta desafios. Quem desiste rapido nao serve para ser discipulo Dele. A um que diz: “Te seguirei onde quer que vas”, Jesus recorda: “As raposas tem tocas e as aves do ceu, ninhos; mas o filho do homem nao tem onde reclinar a cabeça”. Ou seja, é dificil! E porta estreita! E para poucos...

Muitas vezes nos nossos trabalhos pastorais e na nossa busca pelo Senhor, é grande a tentaçao de desistir, de “jogar a toalha”, afinal, os caminhos que o mundo oferece sao sedutores. Mas devemos usar de persistencia e saber que o caminho espiritual, ainda que seja arduo, é nossa unica garantia de felicidade e de paz interior.

Era uma vez, um cao que viu um coelho. E passou a correr atras dele. Outros caes, que nao viram o coelho, corriam porque viram aquele primeiro cao correr. Mas, estes se cansaram, pois nao sabiam porque corriam. O primeiro cao continuou a corrida, pois sabia o porque de estar correndo.

Que saibamos o motivo pelo qual corremos. Assim, ainda que bata o cansaço, nao nos desanimemos, mas tenhamos forças para atingir o nosso objetivo primordial: Seguir o Senhor!
pe. Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário