segunda-feira, 16 de maio de 2011

Evangelho de hoje: Jesus e o lobo

Jesus e o lobo - No evangelho de hoje, Jesus em mais um debate com os fariseus, se denomina o Bom Pastor. Este é um titulo messiânico que revela o Messias que há de vir. Logo, Jesus, o verdadeiro Messias, é também o bom Pastor. O Senhor fala da presença do lobo, que pelo descaso do mercenário, ataca as ovelhas e estas se dispersam. No mundo em que vivemos, notamos tantos e tantos casos de ovelhas perdidas, de currais destruídos, de ovelhas morrendo a míngua, vitimas de lobos que estão a soltas, fazendo o serviço dos mercenários. E, quem são os lobos hoje? Quem são os mercenários? O mundo, a nossa vida, a nossa família, muitas vezes padecem porque o mercenário tomou o lugar do Pastor. Será que não chegou a hora de caminharmos tendo a frente, não o mercenário, mas o Bom Pastor?

Jesus conhece as ovelhas - Jesus é o bom pastor que conhece as ovelhas. Em contrapartida as ovelhas também conhecem Jesus. Este conhecer não é algo estritamente intelectual, da razão. Mas é um conhecer que supõem experiência, presença, amor. Jesus se envolve, se importa, ama ao ponto de dar a sua vida pelas ovelhas. As ovelhas, sentindo-se amadas, conhecem o amor apaixonado do Pastor, e deixam-se conduzir por Ele.

Jesus, ovelha do Pai - Mas o bom pastor que é Jesus segue uma voz superior a sua. A voz do Pai. O Pai ama absurdamente o filho que, mistério, conhece a vontade do Pai e a cumpre livremente. E qual é a vontade do Pai? Que o Pastor dê a sua própria vida pelas ovelhas. Jesus dará a sua vida, mas dentro de uma total liberdade, porque o Pai que ama não exige nada. Jesus tem o poder de dar a vida e tem o poder de reaver a vida dada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário