segunda-feira, 30 de maio de 2011

Evangelho de Hoje: Precisamos urgentemente aprender a amar!

O evangelho de hoje traz um grande alerta a todos nós. Jesus diz aos discípulos: “Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim porque não conhecem o Pai, nem a mim”. Então, o alerta é este: Quem não conhece Jesus é capaz de fazer o mal pensando estar fazendo um bem! Para sair desta cilada é preciso colocar o evangelho como parâmetro da nossa vida, ou seja, amar como Jesus amou! O desafio nosso de cada dia e conhecer Jesus e o Pai, aprofundarmos neste mistério.

Não à toa o Papa Bento XVI em suas catequeses insiste sempre que o grande drama do mundo ocidental e ter deixado de lado a vontade de conhecer Jesus profundamente. O Evangelho, para estas pessoas, deixa de ser O Caminho, e passa a ser apenas mais uma filosofia de vida, ao lado de tantas outras. E claro que esta superficialidade não dá conta de preencher o coração humano. É fundamental conhecer Jesus.

Fazer o mal pensando estar fazendo um bem significa não saber amar. Ou amar de forma equivocada. Quantos pais pensando em fazer o melhor para os filhos acabam fazendo um grande mal, sufocando-os de tanto amor equivocado. Conheço um pai, que pensando estar fazendo o melhor para o filho, e assim amando-o, deu uma surra no coitado e depois jogou vinagre nas feridas! Fazia isto por amor, pois não queria que o filho sofresse no futuro. Conheço também filhos que pensam amar os pais e perdem facilmente a paciência com eles, gritam, humilham e chegam até mesmo a agredir!

Precisamos urgentemente aprender a amar. E não dominar, sufocar, sabotar, as pessoas que pensamos amar. Como? Abandonando a dureza do coração, o orgulho, o ‘pensar ser o dono da verdade’. É preciso conhecer Jesus, manso e humilde de coração. E amar como Ele amou!(Jo 15,26-16,4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário