segunda-feira, 23 de maio de 2011

Evangelho de hoje: Jesus promete o Espirito Santo

O Espirito Santo: fato marcante depois da Ressurreição do Senhor. Tomás nos recorda que, assim como o Filho revelou para nós o rosto do Pai, o Espírito revela para nós o rosto do Filho. Jesus parte, mas não nos deixa, oferece-nos um grande presente: O Espírito Santo.

No evangelho de hoje, Jesus detecta no coração dos seus discípulos um grande medo, uma grande insegurança, que não os deixa serenos e felizes. O medo vem da dúvida, fruto de uma fé enfraquecida, frágil. Jesus sabe que o coração humano é um coração rachado pelo pecado; esta sempre pendendo entre o bem e o mal. O que fazer para fortalecer o coração dos discípulos?

A tragédia humana se configura quando o mal toma espaço, enfraquecendo a alma e fortalecendo a carne, que nos atrai para baixo, nos distanciando de Deus. A resposta de Jesus é uma só: “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Se a vida é um problema, a força do Espírito é a solução. Clamemos já no início desta semana: “Vem Espírito Santo e renova o meu coração!”

2 comentários:

  1. Pe. Gil - O texto nos mostra muitas coisas, entre elas, o cuidado de Jesus com os Seus, e como Ele nos conhece profundamente e o melhor, como o bom pastor não deseja nos deixar a mercer das coisas do mundo. Enviando- nos o Wapirito Santo, o Senhor da vida. Vem Espirito Santo, e renova nosso coração, colocando-nos em comunhão com Jesus. Amém.

    ResponderExcluir